A (RE)CONSTRUÇÃO DAS MASCULINIDADES NAS NARRATIVAS ORAIS: REMEMORANDO AS INTERAÇÕES DO CONTEXTO ESCOLAR
Palabras clave:
socioconstrucionismo, narrativas, identidades sociais, masculinidades, escolaResumen
Orientada por uma visão socioconstrucionista da linguagem e das identidades sociais e partindo do pressuposto de que " a linguagem narrativa contribui na construção e na exposição do nosso senso de quem somos" (Schiffrin,1996:168), analiso os posicionamentos interacionais de dois homens que contam estórias sobre sua adolescência na escola. Entendo que " a forma como contamos nossas estórias revela um 'eu' que está inserido numa matriz cultural de significados, de crenças e práticas normativas" (Schiffrin,1996:170). Contudo, nessas estórias, novos significados, crenças e práticas podem ser inaugurados. Os dados apontam que a escola reforça uma determinada performance de masculinidade.Descargas
Cómo citar
Boaventura, L. M. (2010). A (RE)CONSTRUÇÃO DAS MASCULINIDADES NAS NARRATIVAS ORAIS: REMEMORANDO AS INTERAÇÕES DO CONTEXTO ESCOLAR. Intercâmbio, 16. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3606
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 1969 Lêda Maria Boaventura
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.