A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DEFINIÇÃO, DIFERENTES INTERPRETAÇÕES, PERSPECTIVAS DE ESTUDO
Mots-clés :
ZDP, Vygotsky, ensino/aprendizagem de língua estrangeiraRésumé
Tendo em vista a influência exercida por Vygotsky em linguística aplicada nos últimos anos, percebida na filiação sóciointeracionista dos PCNS de LE, no projeto de formação de professores da PUC-SP (Celani, 2003) e em pesquisas de ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob uma ótica sócio-cultural (Ferreira, 2005; Lantolf & Pohener, 2008), este trabalho traça um panorama do conceito de ZDP, apresentando sua definição clássica (Vygotsky, 1978), outras interpretações a ele atribuídas (Wertsch, 1984; Kinginger, 2002; Chaiklin, 2003; Lantolf & Thorne, 2006), e como ele vem sendo utilizado de maneira prática pela área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira no Brasil.Téléchargements
Comment citer
Trinta, R. R. (2010). A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DEFINIÇÃO, DIFERENTES INTERPRETAÇÕES, PERSPECTIVAS DE ESTUDO. Intercâmbio, 20. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3543
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Rodolfo Rodrigues Trinta 1969
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .