O TRABALHO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DESENVOLVIDAS

Auteurs

  • Alessandra Gomes VARISCO Universidade São Francisco
  • Milena MORETTO Universidade São Francisco

Mots-clés :

Sequência Didática, Dissertação escolar, Capacidades de Linguagem, ENEM.

Résumé

Este artigo objetiva analisar quais capacidades de linguagem foram desenvolvidas por uma estudante do ensino médio a partir da aplicação de uma sequência didática do gênero dissertação escolar. A sequência fora aplicada a alunos que cursavam o terceiro ano de uma escola pública de Jacutinga. Pautamo-nos na perspectiva bakhtiniana para discutir a concepção de linguagem e nas considerações dos didaticistas de Genebra no que diz respeito à produção de sequência didática. Neste artigo, analisamos a produção inicial e final de uma estudante. Nossas análises demonstraram que ela desenvolveu as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas após o minicurso realizado.

 

Biographie de l'auteur

Milena MORETTO, Universidade São Francisco

Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Téléchargements

Publiée

2020-04-30

Comment citer

VARISCO, A. G., & MORETTO, M. (2020). O TRABALHO COM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ESCOLAR A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DESENVOLVIDAS. Intercâmbio, 43. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42784

Numéro

Rubrique

Artigos