FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autori

  • Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan
  • Deived dos Santos Schmildt
  • Vitor Cardoso Pimenta

Parole chiave:

ensino reflexivo, prática exploratória, demanda cognitiva, perguntas

Abstract

A reflexão crítica por parte do professor tem sido associada tanto a melhorias da abordagem de ensino quanto ao seu empoderamento (Freire, 1970; Celani, 2001, 2003; Moita Lopes, 1996). Este trabalho relata uma pesquisa feita com quatro professores-estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo, no ano de 2006. Objetivou-se a medir o impacto de um programa de tomada de consciência sobre o uso de perguntas pelos professores. Detectou-se que, como decorrência da reflexão crítica, o número de perguntas genuínas e de alta demanda cognitiva feitas pelos professores tende a aumentar.

Come citare

Zaidan, J. C. S. de M., Schmildt, D. dos S., & Pimenta, V. C. (2010). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O USO DE PERGUNTAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intercâmbio, 18. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3553

Fascicolo

Sezione

Artigos