O despertar simbólico para uma educação integradora

Autores

  • Simone Moura Andrioli de Castro Andrade

Palavras-chave:

Autoconhecimento, Vivência simbólica, Trilha transformadora

Resumo

Este artigo resulta da dissertação de mestrado e da experiência de mais de dezoito anos na clínica de uma psicóloga, atuante em consultório e em escolas, particulares e públicas, com crianças, famílias e educadores. A partir de experiências profissionais e do seu próprio processo de individuação a levou a refletir sobre a importância de incluir a vivência simbólica no processo de autoconhecimento do educador. A partir deste tema, que foi trabalhado na sua pesquisa de mestrado, este é um caminho apontado como resultado da pesquisa, que a mobilizou para uma prática educacional que envolve a Totalidade do Ser e, por conseguinte, engloba as funções sentimento, intuição, pensamento e a sensação. Este artigo pode ser denominado como um convite "despertador" de uma pesquisadora que ao se "entregar" a este caminho, realizou uma trilha transformadora. Acredita no caminho vivencial integrador e transformador por meio do simbólico e a partir do seu processo de autoconhecimento, deseja ao compartilhar o seu processo, mobilizar educadores para que possam iniciar ou reiniciar suas próprias trilhas simbólicas transformadoras.

Biografia do Autor

Simone Moura Andrioli de Castro Andrade

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Mestre em Educação/ Currículo pela PUC-SP (2010). Membro do INTERESPE; membro da equipe do Centro de Estudos e Difusão da Consciência; membro do GEPI, coordenadora do projeto social Integração Real. Atua como psicóloga clínica e educadora.

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Seção

Sínteses