Relato da Entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Ivani Catarina Arantes Fazenda, em 2010, no Canal da PUC/SP no Programa Pensar e Fazer Arte, sob a direção e apresentação do Prof. Dr. Cláudio Piccolo, transcrita

Autores

  • Telma T. de Oliveira Almeida

Resumo

Algumas questões são postas frente ao grande desafio em falar e conceituar a Interdisciplinaridade despertando um novo olhar, Fazenda (2010) comenta que defrontar com esta categoria muitos acadêmicos perguntam: Qual é a magia? Mágica é uma palavra interessante, é realmente magia, quando adentramos em uma sala de aula, ou palco, ou empresa, você não pode de forma alguma ir somente com o corpo presente, incluímos também o psíquico, o emocional com sua alma, a dificuldade que existe é que as pessoas em geral, os acadêmicos têm dificuldade em definir e não em conceituar, definir interdisciplinaridade poderia dizer que é uma junção de disciplinas, aproximação de conteúdos que intercomunicam, com uma somatória de linguagens, algumas disciplinas se aproximam mais do que outras, não é nada disto, ela vai muito além disse Gusdorf ao definir "Interdisciplinaridade como uma concepção atitudinal" para você compreender o conceito de Interdisciplinaridade precisa habitá-lo. Habitar conceito que fôssemos mastigando-o pouco a pouco, esperando a digestão desse conceito, quando estiver pronto sentir envolvido por ele.

Biografia do Autor

Telma T. de Oliveira Almeida

Doutoranda em Educação: Currículo, pertencente ao GEPI- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, PUC/SP. Pesquisadora do Grupo INTERESPE - Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação, PUC/SP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela FIG/Unimesp/Guarulhos/SP. Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Gammon/Lavras/MG. Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia e de Educação Física da FIG/Unimesp/Guarulhos/SP.

Downloads

Edição

Seção

Entrevistas