Resenhas do livro "Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia" de Ivani Fazenda realizada por seus alunos no ano de 2012

Autores

  • Jerley Pereira da Silva

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Transformação

Resumo

Este artigo apresenta breve análise dos dois prefácios do livro Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro, com o objetivo de levar os profissionais da Educação a repensarem os caminhos para a transformação. Fazenda e Japiassu são os autores em destaque. Fazenda nos leva a refletir em duas linhas de raciocínio na definição de Interdisciplinaridade, a primeira se a definirmos como junção de disciplinas, cabe pensar currículo apenas na formatação da matriz curricular. A segunda como atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, o qual envolve a cultura do lugar onde se formam professores. Japiassu apresentou dois caminhos para essa transformação, para um novo repensar na educação: a ciência crítica, que revê as práticas científicas em seu real contexto sociopolítico e cultural e a Interdisciplinaridade, que segundo ele, consiste em trabalho de interação das disciplinas científicas, de seus conceitos e diretrizes para a organização do ensino. A apresentação da obra, escrita por Varella aponta para a importância da transformação na Educação.

Biografia do Autor

Jerley Pereira da Silva

Mestrando do Programa de Educação:Currículo- PUC/SP. Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócios e Consultoria Empresarial. Bacharel em Administração. Pesquisador do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) e INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação- PUC/SP). Gestor Educacional dos Cursos de Pós- Graduação nas Áreas de Negócios, Saúde e Educação do Centro Universitário Ítalo Brasileiro).

Downloads

Edição

Seção

Resenhas