Origami: do real ao imaginário numa perspectiva interdisciplinar entre Arte e Matemática

Autores

  • Marilia N. Dall’Asta
  • Celiane Machado
  • Sicero A. de Miranda
  • Elaine C. Pereira

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Artes Visuais, Matemática e Origami

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo apresentar atividades realizadas em sala de aula, implementadas por meio de oficinas práticas de extensão, desenvolvidas após estudos preliminares sobre a temática interdisciplinaridade. Para tanto foi, inicialmente, feito uma pesquisa sobre quais atividades poderiam ser aplicadas que contemplassem aspectos das Artes Visuais imbricadas com tópicos de Geometria Plana e Espacial dentro da exploração da Matemática na formação inicial de acadêmicos. Dentre as atividades apresentadas destacamos o Origami, pois o desenvolvimento desta arte propiciou a execução de várias figuras as quais estimularam o desenvolvimento da observação, da habilidade manual e muito especialmente da criatividade. Esta seleção origamista foi desenvolvida numa perspectiva metodológica de descobertas de conceitos previamente determinados, que acreditamos serem capazes de contribuir para a formação de indivíduos autônomos, criativos e capazes de aprender a aprender. Na análise dos resultados foi possível constatar a possibilidade do entrelaçamento das Artes Visuais com a Matemática, bem como, o compartilhamento de ideias configurando-se como um novo pensar metodológico por parte dos alunos em formação inicial acadêmica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais