A PERCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE CIDADANIA.

Autores

  • Luciana Mateus Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

educação técnica em enfermagem, formação, cidadania.

Resumo

O presente trabalho objetivou estudar a relevância da participação interdisciplinar dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha, como estímulo para cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: antes e após a participação dos alunos nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha. Em ambos os momentos, os alunos discorreram sobre a cidadania. Na fase inicial do curso, apenas 5% dos alunos relacionaram a cidadania com a participação nas políticas públicas e sociedade. Com o decorrer do curso, este número aumentou para 13%. Destacamos que 3% dos alunos que estavam no momento inicial do curso referiram não estar preparados para exercer a cidadania. Este número reduziu pela metade, com o decorrer do curso. Os resultados apontam que a inserção de ações sociais no currículo do curso pode estimular o aluno para o exercício da cidadania.

 

 


Biografia do Autor

Luciana Mateus, Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo

Mestranda em Ciências da Saúde, pós-graduada em Gestão Educacional, graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Diretora do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo.

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Publicado

2016-04-06

Edição

Seção

Artigos Originais