A PERCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE CIDADANIA.
Palavras-chave:
educação técnica em enfermagem, formação, cidadania.Resumo
O presente trabalho objetivou estudar a relevância da participação interdisciplinar dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha, como estímulo para cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: antes e após a participação dos alunos nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha. Em ambos os momentos, os alunos discorreram sobre a cidadania. Na fase inicial do curso, apenas 5% dos alunos relacionaram a cidadania com a participação nas políticas públicas e sociedade. Com o decorrer do curso, este número aumentou para 13%. Destacamos que 3% dos alunos que estavam no momento inicial do curso referiram não estar preparados para exercer a cidadania. Este número reduziu pela metade, com o decorrer do curso. Os resultados apontam que a inserção de ações sociais no currículo do curso pode estimular o aluno para o exercício da cidadania.
Referências
BACKES, D.S. Vislumbrando o cuidado de enfermagem como prática social empreendedora [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
BACKES, D.S.; BACKES, M.S.; ERDMANN, A.L. Promovendo a cidadania por meio do cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2009;62(3), pp. 430-434.
BACKES, D.S.; ERDMANN, A.L. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2009;30(2):242-8.
BELLATO R.; GAÍVA M.A.M. A cidadania e a ética como eixos norteadores da formação do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília (DF) 2003 jul/ago; 56(4):429-432.
BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.
BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo (SP): editora Cortez; 2003.
CHIRELLI, M.Q. O processo de formação do Enfermeiro crítico-reflexivo na visão dos alunos do curso de Enfermagem da FAMEMA [tese]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, 2002.
CORDÃO, F.A.; CURY, C.R.J. Educação profissional: cidadania e trabalho. B. Téc. SENAC, 2006; 32(1), pp. 46-55.
COUTINHO, C.N. Notas sobre cidadania e modernidade. Revista Ágora: Políticas Públicas e Serviço Social; 2005 2(3). Disponível em http://www.assistentesocial.com.br. Acessado em: 01/10/2014.
FAGUNDES, N.C.; BURNHAM, T.F. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2004;9(6), pp. 105-14.
FAZENDA, Ivani; TAVARES, Dirce Encarnacion; GODOY, Hermínia. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas-SP: Papirus, 2015.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2013.
FURMANN, I. Cidadania e educação historica: perspectivas de alunos e professores do municípoio de Araucária – PR [tese]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná, 2006.
KYMLICKA W.; NORMAN W. El retorno de ciudadano. Una revision de laproducciónrecienteenteoría de laciudadanía. In: Ágora, nº 07, 1997, pp. 05-42. Disponível em: http://www.uasb.edu.bo/stsr__a_aula1/m_4/unidad1/unidad1-texto3.pdf. Acessado em: 20/04/2014.
MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. [Trad. Meton Porto Gadelha]. Rio de Janeiro (RJ): Zahar Editores, 1963.
MORIN, E. As duas Globalizações: complexidade e comunicação: uma pedagogia do presente. 2ª ed. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS, 2002.
NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F; BÓGUS, C.M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade. 2004;13(3), pp. 44-57.
SANTOS, M.A. Cidadania no Brasil: traços históricos e fragmentos conceituais. Revista UNIABEU Belford Roxo. 2015;8(19).
SILVA, C.R.; GOBBI, B.C.; SIMÃO, A.A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais e agroindustriais. Lavras, MG; 2005; 7(1), pp. 70-81.
STUTZ, B.L.; JANSEN, A. C. Ensino técnico na área da saúde: os desafios do processo de aprendizagem. Psicol Esc Educ. Campinas. 2006; 10(2), pp. 211-22.
TAVARES, Dirce Encarnacion. Olhar. In: FAZENDA, Ivani (org.). Interdisciplinaridade – Pensar, pesquisar e intervir. São Paulo, Cortez, 2014.
TOMAZ, A.C.T.V.L.B.F. Supervisão curricular e cidadania: novos desafios à formação de professores [tese]. Portugal: Universidade de Aveiro, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.