A PERCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SOBRE CIDADANIA.

Autores

  • Luciana Mateus Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

educação técnica em enfermagem, formação, cidadania.

Resumo

O presente trabalho objetivou estudar a relevância da participação interdisciplinar dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha, como estímulo para cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: antes e após a participação dos alunos nas ações sociais promovidas pela Cruz Vermelha. Em ambos os momentos, os alunos discorreram sobre a cidadania. Na fase inicial do curso, apenas 5% dos alunos relacionaram a cidadania com a participação nas políticas públicas e sociedade. Com o decorrer do curso, este número aumentou para 13%. Destacamos que 3% dos alunos que estavam no momento inicial do curso referiram não estar preparados para exercer a cidadania. Este número reduziu pela metade, com o decorrer do curso. Os resultados apontam que a inserção de ações sociais no currículo do curso pode estimular o aluno para o exercício da cidadania.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Mateus, Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo

Mestranda em Ciências da Saúde, pós-graduada em Gestão Educacional, graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Diretora do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo.

Referências

BACKES, D.S. Vislumbrando o cuidado de enfermagem como prática social empreendedora [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

BACKES, D.S.; BACKES, M.S.; ERDMANN, A.L. Promovendo a cidadania por meio do cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2009;62(3), pp. 430-434.

BACKES, D.S.; ERDMANN, A.L. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2009;30(2):242-8.

BELLATO R.; GAÍVA M.A.M. A cidadania e a ética como eixos norteadores da formação do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília (DF) 2003 jul/ago; 56(4):429-432.

BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.

BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo (SP): editora Cortez; 2003.

CHIRELLI, M.Q. O processo de formação do Enfermeiro crítico-reflexivo na visão dos alunos do curso de Enfermagem da FAMEMA [tese]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, 2002.

CORDÃO, F.A.; CURY, C.R.J. Educação profissional: cidadania e trabalho. B. Téc. SENAC, 2006; 32(1), pp. 46-55.

COUTINHO, C.N. Notas sobre cidadania e modernidade. Revista Ágora: Políticas Públicas e Serviço Social; 2005 2(3). Disponível em http://www.assistentesocial.com.br. Acessado em: 01/10/2014.

FAGUNDES, N.C.; BURNHAM, T.F. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 2004;9(6), pp. 105-14.

FAZENDA, Ivani; TAVARES, Dirce Encarnacion; GODOY, Hermínia. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas-SP: Papirus, 2015.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2013.

FURMANN, I. Cidadania e educação historica: perspectivas de alunos e professores do municípoio de Araucária – PR [tese]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná, 2006.

KYMLICKA W.; NORMAN W. El retorno de ciudadano. Una revision de laproducciónrecienteenteoría de laciudadanía. In: Ágora, nº 07, 1997, pp. 05-42. Disponível em: http://www.uasb.edu.bo/stsr__a_aula1/m_4/unidad1/unidad1-texto3.pdf. Acessado em: 20/04/2014.

MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. [Trad. Meton Porto Gadelha]. Rio de Janeiro (RJ): Zahar Editores, 1963.

MORIN, E. As duas Globalizações: complexidade e comunicação: uma pedagogia do presente. 2ª ed. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS, 2002.

NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F; BÓGUS, C.M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade. 2004;13(3), pp. 44-57.

SANTOS, M.A. Cidadania no Brasil: traços históricos e fragmentos conceituais. Revista UNIABEU Belford Roxo. 2015;8(19).

SILVA, C.R.; GOBBI, B.C.; SIMÃO, A.A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais e agroindustriais. Lavras, MG; 2005; 7(1), pp. 70-81.

STUTZ, B.L.; JANSEN, A. C. Ensino técnico na área da saúde: os desafios do processo de aprendizagem. Psicol Esc Educ. Campinas. 2006; 10(2), pp. 211-22.

TAVARES, Dirce Encarnacion. Olhar. In: FAZENDA, Ivani (org.). Interdisciplinaridade – Pensar, pesquisar e intervir. São Paulo, Cortez, 2014.

TOMAZ, A.C.T.V.L.B.F. Supervisão curricular e cidadania: novos desafios à formação de professores [tese]. Portugal: Universidade de Aveiro, 2007.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Edição

Seção

Artigos Originais