A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PSICOPEDAGOGO NOS SERVIÇOS DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO E NO TRABALHO COM OS ADOLESCENTES E JOVENS EM CONFLITO COM A LEI.

Dirce Encarnacion Tavares, EVODITE GONÇALVES AMORIM DE CARVALHO, TAUANE BRABO DA SILVA

Resumo


O presente trabalho objetiva estudar e compreender a relevância da atuação interdisciplinar e o papel do Psicopedagogo dentro de um serviço de medida socioeducativa em meio aberto.  A abordagem de pesquisa qualitativa utilizada para a execução deste trabalho científico, contribui para um olhar mais participativo e transformador dentro da pesquisação. O foco é compreender a atuação do psicopedagogo, divulgar o seu trabalho como também conhecer a atuação do Técnico Social e de que forma se dá o cumprimento das Medidas Socioeducativas impostas. A psicopedagogia tem um olhar que contribui significativamente e internamente no serviço executor de uma política pública, intervendo e atuando de modo interdisciplinar.

Palavras-chave


psicopedagogia institucional, interdisciplinaridade, medidas socioeducativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clínica. O despertar das potencialidades. 2. Ed. Rio de Janeiro, Wak, 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, ed. rev. e atual, 2012.

BRASIL. Lei Federal no. 12.594/2012. Brasília: 2012. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

BRASIL. Resolução no. 119/2006. Brasilia: 2006. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

BRASIL. Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo - Resolução 160/2013, do CONANDA. Brasilia: 2013. Disponível no site: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/sistema-nacional-de-medidas-socioeducativas/sistema-nacional-de-atendimento-socioeducativo-sinase-1 - Acesso em 10/06/2016.

CARVALHO, Evodite G.A; CUZIN, Marinalva I. A Psicopedagogia Institucional e a sua atuação no mercado de trabalho. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2008.

CHAMAT, Leila S.J. Técnicas de intervenção Psicopedagógicas para dificuldades e problemas de aprendizagem. São Paulo, Ed.: Vetor, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; TAVARES, Dirce Encarnacion; GODOY, Hermínia. Interdisciplinaridade na Pesquisa Científica. Campinas, SP: Ed.: Papirus, 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Interdisciplinaridade: Pensar, pesquisar e intervir. São Paulo, editora Cortez, 2014.

______. VARELLA, Ana Maria; VALERIO, Rosângela. O percurso Interdisciplinar em parceria: Teoria e encontros. Casa Revista. São Paulo, Ed. Especial, nov. 2010.

LAZZAROTO, Gislei D.R. et al. Medida Socioeducativa: Entre A e Z. Porto Alegre: UFRGS: Evangraf, 2014.

SÃO PAULO. Portarias: 46 e 47 da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social –SMADS. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

SINASE. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Brasília, Ministério Público, 2006.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA apud: CASTRO, 2011 CASTRO, Chary A. Alba; ANTONIO, Marta de Brito. Papel do Psicopedagogo na Educação - As contribuições da Psicopedagogia no processo de aprendizagem do adulto e de alunos de Escola Municipal de Ensino Fundamental 1 (Estudo de Caso). Rio de Janeiro: Ed.: Ciência Moderna Ltda.

TAVARES, Dirce Encarnacion. A Interdisciplinaridade na contemporaneidade – Qual o sentido? In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Editora Cortez, 2008.

VOLPI, Mário. O adolescente e o ato Infracional. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WEISS, Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.

ISSN 2179-0094

Interdisciplinaridade está indexada em:

Indexadores e Bases de Dados:

    

Bibliotecas:

BASARAB - http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/indexen.html

CETRANS - http://www.cetrans.com.br/

FAE - http://www2.fae.edu/curitiba/

PLANETA EDUCAÇÃO - http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp

UFMS - http://www-nt.ufms.br/

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - http://www.unb.br/

ÉVORA - http://www.uevora.pt/

INST. LUSO BRAS. DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - http://www.eventos.uevora.pt/ilb/apres.htm

SATURNINO DE LA TORRE http://www.facebook.com/people/Saturnino-de-la-Torre/100001004364389

SHERBROOKE - http://www.usherbrooke.ca/

TOULOUSE - http://www.univ-tlse1.fr/

UNIVERSITÉ FRANÇOIS RABELAIS - http://www.univ-tours.fr/

UBIRATAN LAMBROSIO http://vello.sites.uol.com.br/ubi.htm

 

A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.