O DISCURSO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES E OS NÍVEIS DE LETRAMENTO DOS ACADÊMICOS: uma abordagem interdisciplinar.

Autores

  • VALDA INÊS FONTENELE PESSOA Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e aos cursos de licenciatura de Pedagogia e Letras Português do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA
  • ROSSILENE BRASIL MUNIZ Universidade Federal do Acre, vinculada aos cursos de Pedagogia e Letras do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA.

Palavras-chave:

discurso pedagógico, letramento, nível universitário.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa recentemente concluída que trata dos níveis de letramento de alunos universitários e dos discursos pedagógicos de professores, proferidos na prática cotidiana do currículo em ação, de quatro cursos de licenciatura de uma universidade localizada no norte do Brasil. O objetivo é descrever e analisar o discurso pedagógico dos professores referenciados por uma linguagem científica, e as consequentes dificuldades de aprendizagem dos alunos que se encontram posicionados em diferentes níveis de letramento. É uma pesquisa qualitativa, que procurou compreender as intencionalidades e os significados presentes, de forma explícita ou não, nas manifestações dos alunos no ato das entrevistas e nos períodos de aulas.  Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e a gravação de aulas das pesquisadoras nesses cursos. Também foi realizada a análise temática de conteúdo - o que resultou em duas categorias: o discurso pedagógico dos professores e níveis de letramento dos professores universitários. Procuramos visualizar o que era textualmente dito pelos sujeitos, articulando-o ao contexto da enunciação, do histórico escolar e de suas vidas.  A análise dos dados da pesquisa teve como apoio Ivani Catarina Arantes Fazenda nos aspectos do discurso inserido em uma perspectiva interdisciplinar; Maria da Vitória Queiroz, Basil Bernstein e Magda Soares. Ficou evidenciado que quanto mais o emissor, no caso o professor, se mantiver em postura pouco dialogada ou no discurso autoritário ou ainda no discurso classificado e enquadrado, determinando ‘o que’ o ‘como’ e as regras criteriais para a relação comunicativa, as chances de melhoria dos níveis de letramento ficam mais precárias e as aprendizagens dos alunos com diferenças sociolinguísticas e culturais, em salas de aula, menos efetivas.

 

 

 

 

Biografia do Autor

VALDA INÊS FONTENELE PESSOA, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e aos cursos de licenciatura de Pedagogia e Letras Português do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP; Mestre em Educação pela Unicamp; Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal do Acre, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e aos cursos de licenciatura de Pedagogia e Letras Português do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA.

ROSSILENE BRASIL MUNIZ, Universidade Federal do Acre, vinculada aos cursos de Pedagogia e Letras do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA.

Doutora em Didática de Línguas pela Universidade do Porto, Portugal; Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal do Acre, vinculada aos cursos de Pedagogia e Letras do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA.

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Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais