A TEORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO.
Palavras-chave:
LDBEN 9394/96, Pedagogia, Interdisciplinaridade e Práxis.Resumo
Este artigo tem como objetivo primeiro, fazer uma breve discussão sobre o marco legal que regulamentou o curso de pedagogia no Brasil assim como esclarecer nuances que permearam a história da formação de pedagogos, que foi cercada de incertezas, em especial sobre o campo de atuação e atividades a serem desenvolvidas. Em seguida, versaremos sobre a interdisciplinaridade na dimensão pedagógica, como recurso para uma prática integradora que rompa com o cartesianismo, associando a vida profissional do pedagogo. A discussão busca apresentar a emergente contribuição que a interdisciplinaridade pode trazer para “o fazer pedagógico” do pedagogo enquanto profissional da área de educação. Como procedimento metodológico recorreremos à pesquisa bibliográfica e documental.
Referências
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de Abril de 1939. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939349241-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 28 de julho de 2016.
BRASIL. Lei da Reforma Universitária nº 5.540/68. Disponível em : < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html> Acesso em 22 de julho de 2016.
BRASIL. LDBEN no. 4024/1961. De 20 de dezembro de 1961. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm> acesso em 28 de julho de 2016.
BRASIL. CFE nº 251/1962. 1962a. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf> Acesso em 22 de julho de 2016.
BRASIL. Parecer CFE nº 292/1962. 1962b. apud SAVIANI, Demerval. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Revista Paidéia. V. 14, n° 28, 2004, p. 113 a 124. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6180>. Acesso em 02 de agosto de 2016.
BRASIL. Parecer CFE n° 252/69, apud SAVIANI, Demerval. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Revista Paidéia. V. 14, n° 28, 2004, p. 113 a 124. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6180>. Acesso em 02 de agosto de 2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. L9394/94. Disponível em: acesso em 09 de julho de 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais Ética/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais de 2005. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf> Acesso em 22 de julho de 2016.
FAZENDA. Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa.18ª ed. Campinas, SP, 2012.
______. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teóricos Metodológicos. 11º ed. RJ: Vozes, 1994.
MORAES, Silvia Elizabeth. Interdisciplinaridade e transversalidade mediante projetos temáticos. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 38-54, maio/dez. 2005. Disponível em: < congressos.pucsp.br/index.php/CWebC/CWebC/paper/view/1004/13> acesso em : 28 de julho de 2016.
MORIN, Edgar apud PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. 19ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011a.
______. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; DF: UNESCO, 2011b.
PASCAL apud MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 19ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
SERAFIM, Mônica de Souza; MAIA, Janicleide Vidal. Projetos escolares na teia da interdisciplinaridade: por uma aprendizagem reflexiva e integrada. Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola. EDUECE- Livro 1 03947,2008. Disponível em:<http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/457-Projetos_escolares_na_teia_da_interdisciplinaridade_por_uma_aprendizagem_reflexiva_e_integrada.pdf> Acesso em 26 de julho de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.