A TEORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO.

Autores

  • KÁTIA DE OLIVEIRA LIMA Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Manaus-AM,

Palavras-chave:

LDBEN 9394/96, Pedagogia, Interdisciplinaridade e Práxis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo primeiro, fazer uma breve discussão sobre o marco legal que regulamentou o curso de pedagogia no Brasil assim como esclarecer nuances que permearam a história da formação de pedagogos, que foi cercada de incertezas, em especial sobre o campo de atuação e atividades a serem desenvolvidas. Em seguida, versaremos sobre a interdisciplinaridade na dimensão pedagógica, como recurso para uma prática integradora que rompa com o cartesianismo, associando a vida profissional do pedagogo. A discussão busca apresentar a emergente contribuição que a interdisciplinaridade pode trazer para “o fazer pedagógico” do pedagogo enquanto profissional da área de educação.  Como procedimento metodológico recorreremos à pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

KÁTIA DE OLIVEIRA LIMA, Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Manaus-AM,

Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Professora/Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação- SEMED, Manaus-AM, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura Na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas.- UFAM.

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Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigos