ENSINO MUSICAL SOB UMA PERSPECTIVA SENSIBILIZADORA.
Palavras-chave:
música, ensino, sensibilização, metodologia, aprendizagem.Resumo
O texto tem a intenção de revelar a importância de se incluir na educação básica e nos cursos de formação de docentes, um ensino musical não tecnicista, capaz de auxiliar o indivíduo em seu processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sua personalidade. Esta modelo de ensino poderá ativar os mecanismos cognitivos, a percepção, a concentração, o pensamento analógico, a subjetividade, a sensibilidade e o desenvolvimento emocional do indivíduo. Este ensino musical sensibilizador também pode contribuir para o aprendizado de outras disciplinas que integram a base curricular da educação básica. A fundamentação teórica do artigo pautou-se mais especificamente em relatos de A. Storr, H. Gardner, Gainza, entre outros e encontra amparo legal na promulgação da Lei Ordinária n. 11.769/08 (BRASIL, 2008). O texto também descreve alguns experimentos científicos realizados nessa área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.