ENSINO MUSICAL SOB UMA PERSPECTIVA SENSIBILIZADORA.

Autores

  • Sonia Regina Albano de Lima Professora do curso de pós-graduação em música do IA-UNESP.
  • ANA LUCIA NOGUEIRA BRA BRAZ pesquisadora da FUNADESP e professora da Universidade do Grande ABC.

Palavras-chave:

música, ensino, sensibilização, metodologia, aprendizagem.

Resumo

O texto tem a intenção de revelar a importância de se incluir na educação básica e nos cursos de formação de docentes, um ensino musical não tecnicista, capaz de auxiliar o indivíduo em seu processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sua personalidade. Esta modelo de ensino poderá ativar os mecanismos cognitivos, a percepção, a concentração, o pensamento analógico, a subjetividade, a sensibilidade e o desenvolvimento emocional do indivíduo. Este ensino musical sensibilizador também pode contribuir para o aprendizado de outras disciplinas que integram a base curricular da educação básica. A fundamentação teórica do artigo pautou-se mais especificamente em relatos de A. Storr, H. Gardner, Gainza, entre outros e encontra amparo legal na promulgação da Lei Ordinária n. 11.769/08 (BRASIL, 2008). O texto também descreve alguns experimentos científicos realizados nessa área.

 

Biografia do Autor

Sonia Regina Albano de Lima, Professora do curso de pós-graduação em música do IA-UNESP.

Professora do curso de pós-graduação em música do IA-UNESP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutora em Comunicação e Semiótica, área de Artes - PUC-SP. Pós-Doutora em Educação pelo GEPI-PUC-SP. Especialista em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi (FMCG). Bacharel em Direito (USP). Foi diretora e coordenadora pedagógica da Faculdade de Música Carlos Gomes e da Escola Municipal de Música.

ANA LUCIA NOGUEIRA BRA BRAZ, pesquisadora da FUNADESP e professora da Universidade do Grande ABC.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1995). Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras Carlos Pasqualli (1988). Atualmente é pesquisadora da FUNADESP e professora da Universidade do Grande ABC.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Interdisciplinaridade com Arte