UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE ASPECTOS DO SISTEMA SOLO/ PLANTA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Atividades interdisciplinares. Sistema solo/planta. Ciências da Natureza.Resumo
o objetivo deste trabalho foi o de envolver os alunos em atividades interdisciplinares grupais e tendo a escuta e a observação da professora como pontos fundamentais no planejamento inicial da pesquisa. Os alunos levantaram hipóteses, planejaram soluções e experimentos. Também foram avaliadas as aprendizagens adquiridas por estudantes de uma turma do 1o ano do Ensino Médio a partir de atividades experimentais investigativas sobre aspectos do sistema solo/planta, o que resultou no desenvolvimento de habilidades cognitivas. A coleta de dados foi realizada em três momentos: questionário prévio, atividade experimental investigativa (nível 1), que abordou a condutividade de materiais e a atividade experimental investigativa (nível 2) que abordou o sistema solo/planta a partir do desenvolvimento do cultivo das espécies: rabanete e rúcula. Os conceitos interdisciplinares abordados foram: solubilidade, composição dos solos, espécies químicas e íons. Para avaliar as atividades quantitativas e qualitativas experimentais foram criadas as categorias baseadas nos questionários e no diário de bordo dos grupos dos alunos. Tal atitude proporcionou aos alunos a contextualização de conceitos químicos e assim, foi possível observar o entrelaçamento interdisciplinar das disciplinas da área do conhecimento das ciências da natureza.
Referências
BRAGA, Benedito. Introdução à engenharia ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação,1999.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2005. 199p.
CASTRO VALDÉS, apud GIL PÉREZ, D. & VALDÉS CASTRO, P. (1996). La orientación de lasprácticas de laboratorio como investigación: unejemplo ilustrativo. Enseñanza de lãs Ciencias, 14(2), 155-163.
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.F. ; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 9, pp. 31-40, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (2003). Interdisciplinaridade: Qual o sentido? São Paulo: Paulus.
FAZENDA, I.C.A.; TAVARES, D.E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas, SP: Papirus, 2015. (Coleção Praxis).
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIL PÉREZ,D. & VALDÉS CASTRO, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: um ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), 155-163, 1996.
FERREIRA, L.H.; HARTWING, D.R.; OLIVEIRA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. São Paulo, vl. 32, n.2, p.101-106, 2010.
HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciência. Educational Philosophyand Theory.Tradução de Paulo A. Porto, 20, pp.53-66, 1988.
HODSON, D. Haciaun enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciências, v. 12, n.3, p. 299-313, 1994.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ; Marli Elisa D. A. de (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Uberlândia: Revista extensão V. 7, 2008.
MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L.I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo, v.23, n.2, pp. 273-283,2000.
MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. A linguagem numa sala de aula de ciências. Presença Pedagógica, n.11, set/out., pp.49-57, 1996.
MUNFORD, D.; LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio. V.9, n.1, 2007.
SÃO PAULO. Proposta curricular de química (Ensino Médio) – Estudo e ensino. Maria Inês. São Paulo: SEE, 2009.
PELLA, M.O. The laboratory and Science teaching. The Science Teacher 1961, 28, pp.20-31.
POZO, et al. A Solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RAVEN, P.H. Biologia vegetal. Ed Guanabara, 2004.
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução à química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 256p.
SILVA, M. Um estudo de aspectos do sistema solo planta a partir de uma abordagem investigativa no ensino de química. Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, 2012.
TAMIR, P. Practical work at school: An analysis of current practice. In: WOOLNOUGH, B. Practical science. Grã-Bretanha: Open University Press, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.