UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE ASPECTOS DO SISTEMA SOLO/ PLANTA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • MARTA da SILVA Faculdade de Tecnologia Jacareí e na Universidade Estácio

Palavras-chave:

Atividades interdisciplinares. Sistema solo/planta. Ciências da Natureza.

Resumo

  o objetivo deste trabalho foi o de envolver os alunos em atividades interdisciplinares grupais e tendo a escuta e a observação da professora como pontos fundamentais no planejamento inicial da pesquisa. Os alunos levantaram hipóteses, planejaram soluções e experimentos. Também foram avaliadas as aprendizagens adquiridas por estudantes de uma turma do 1o ano do Ensino Médio a partir de atividades experimentais investigativas sobre aspectos do sistema solo/planta, o que resultou no desenvolvimento de habilidades cognitivas. A coleta de dados foi realizada em três momentos: questionário prévio, atividade experimental investigativa (nível 1), que abordou a condutividade de materiais e a atividade experimental investigativa (nível 2) que abordou o sistema solo/planta a partir do desenvolvimento do cultivo das espécies: rabanete e rúcula. Os conceitos interdisciplinares abordados foram: solubilidade, composição dos solos, espécies químicas e íons. Para avaliar as atividades quantitativas e qualitativas experimentais foram criadas as categorias baseadas nos questionários e no diário de bordo dos grupos dos alunos. Tal atitude proporcionou aos alunos a contextualização de conceitos químicos e assim, foi possível observar o entrelaçamento interdisciplinar das disciplinas da área do conhecimento das ciências da natureza.

 

 

 

 

Biografia do Autor

MARTA da SILVA, Faculdade de Tecnologia Jacareí e na Universidade Estácio

Mestre em Ensino de Química, realizado na Universidade Federal de São Carlos e defendido em 2012, com a pesquisa: Um estudo de aspectos do sistema solo planta a partir de uma abordagem investigativa no Ensino de Química. Sou professora de cursos de graduação na instituição pública Faculdade de Tecnologia Jacareí e na Universidade Estácio, onde possui um grupo de pesquisa sobre a produção de carvão ativo a partir de fibras sustentáveis, para remoção de metais pesados, é ainda professora da Escola técnica Estadual Getúlio Vargas, onde leciono, desde 2000, a disciplina de química ambiental envolvendo a interdisciplinaridade.

Referências

BRAGA, Benedito. Introdução à engenharia ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação,1999.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2005. 199p.

CASTRO VALDÉS, apud GIL PÉREZ, D. & VALDÉS CASTRO, P. (1996). La orientación de lasprácticas de laboratorio como investigación: unejemplo ilustrativo. Enseñanza de lãs Ciencias, 14(2), 155-163.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.F. ; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 9, pp. 31-40, 1999.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (2003). Interdisciplinaridade: Qual o sentido? São Paulo: Paulus.

FAZENDA, I.C.A.; TAVARES, D.E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas, SP: Papirus, 2015. (Coleção Praxis).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL PÉREZ,D. & VALDÉS CASTRO, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: um ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), 155-163, 1996.

FERREIRA, L.H.; HARTWING, D.R.; OLIVEIRA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. São Paulo, vl. 32, n.2, p.101-106, 2010.

HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciência. Educational Philosophyand Theory.Tradução de Paulo A. Porto, 20, pp.53-66, 1988.

HODSON, D. Haciaun enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciências, v. 12, n.3, p. 299-313, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ; Marli Elisa D. A. de (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Uberlândia: Revista extensão V. 7, 2008.

MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L.I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo, v.23, n.2, pp. 273-283,2000.

MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. A linguagem numa sala de aula de ciências. Presença Pedagógica, n.11, set/out., pp.49-57, 1996.

MUNFORD, D.; LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio. V.9, n.1, 2007.

SÃO PAULO. Proposta curricular de química (Ensino Médio) – Estudo e ensino. Maria Inês. São Paulo: SEE, 2009.

PELLA, M.O. The laboratory and Science teaching. The Science Teacher 1961, 28, pp.20-31.

POZO, et al. A Solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

RAVEN, P.H. Biologia vegetal. Ed Guanabara, 2004.

ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução à química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 256p.

SILVA, M. Um estudo de aspectos do sistema solo planta a partir de uma abordagem investigativa no ensino de química. Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, 2012.

TAMIR, P. Practical work at school: An analysis of current practice. In: WOOLNOUGH, B. Practical science. Grã-Bretanha: Open University Press, 1991.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais