A ATITUDE INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE ACOLHIMENTO NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Inclusão escolar. Interdisciplinaridade. Atitude interdisciplinar.Resumo
este artigo propõe uma reflexão sobre o problema da inclusão/exclusão escolar, apresentando como proposta de enfrentamento, um acolhimento inclusivo a partir dos princípios da interdisciplinaridade e da atitude interdisciplinar do educador. Sob a perspectiva de que a interdisciplinaridade possui um caráter polissêmico, fundamentado em elementos culturais de natureza epistemológica, metodológica e ontológica, a atitude interdisciplinar encontra possibilidades de efetivação por meio dos sujeitos que decidem por um acolhimento inclusivo que considere elementos como: aprender com as diferenças; estar em constante aprendizado; perceber suas limitações em um processo constante de autoconhecimento; entender que cada indivíduo é único e necessita ser compreendido; e estudar continuamente sobre a temática.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso: abr. 2015.
BRASIL. Nova redação art 58 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 em 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso: abr. 2015.
DINIS, N. F. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, pp. 477-492, maio/ago, 2008.
FAZENDA, I. C. A. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. Interdisciplinaridade: Qual o sentido? 2.ed. São Paulo: Paulus, 2006.
______. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15. ed. São Paulo: Papirus, 2010.
______. Práticas interdisciplinares na escola. 13. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FRANKL. V.E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 1989.
GOFFMAN, E. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. s/d. - Alinhamentos intragrupais e alinhamentos extragrupais, pp. 96-106; Desvios e comportamento desviante. pp 118 - 124, Tradução: Mathias Lambert - Data da Digitalização: 2004 Data Publicação Original: 189.
LENOIR, I. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006.
MARTINS, J. S. O falso problema da exclusão e o problema social da inclusão marginal. In: MARTINS, J. S. (Org.) Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997, pp.25-38.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.