O TRABALHO VOLUNTÁRIO E INTERDISCIPLINAR NA PERCEPÇÃO DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA CRUZ VERMELHA DE SÃO PAULO

Autores

  • Luciana Mateus
  • Gizelda Monteiro da Silva IAMSPE
  • Jaques Waisberg

Palavras-chave:

Educação, Técnica em Enfermagem, Responsabilidade Social, Currículo

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa de dissertação de mestrado, relacionada à adesão e à importância dos trabalhos voluntários e interdisciplinares, na percepção dos alunos do curso Técnico em Enfermagem. Tratou-se de um estudo exploratório, fundamentado no método de natureza qualitativa, com análise de conteúdo e categorização. Como resultado, pode-se verificar a relação entre os valores da profissão enfermagem e a motivação em realizar trabalhos voluntários. Concluiu-se que a inserção de práticas de voluntariado no currículo do curso Técnico em Enfermagem pode contribuir no estímulo ao aluno para o cuidar como exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Luciana Mateus

Diretora do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo e Mestrado – IAMSPSE.

Gizelda Monteiro da Silva, IAMSPE

Orientadora de Dissertação de Mestrado - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE).

Jaques Waisberg

Professor titular da Disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina do ABC; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE).

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Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos