O TRABALHO VOLUNTÁRIO E INTERDISCIPLINAR NA PERCEPÇÃO DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA CRUZ VERMELHA DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Educação, Técnica em Enfermagem, Responsabilidade Social, CurrículoResumo
Este artigo é parte da pesquisa de dissertação de mestrado, relacionada à adesão e à importância dos trabalhos voluntários e interdisciplinares, na percepção dos alunos do curso Técnico em Enfermagem. Tratou-se de um estudo exploratório, fundamentado no método de natureza qualitativa, com análise de conteúdo e categorização. Como resultado, pode-se verificar a relação entre os valores da profissão enfermagem e a motivação em realizar trabalhos voluntários. Concluiu-se que a inserção de práticas de voluntariado no currículo do curso Técnico em Enfermagem pode contribuir no estímulo ao aluno para o cuidar como exercício da cidadania.
Referências
BACKES, D.S.; BACKES, M.S.; ERDMANN, A.L. A prática social sistêmica do enfermeiro na perspective luhmanniana. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2011 [acesso 2012 Abril 26]; 45(1):116-121. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100016.
BACKES, D.S.; BACKES, M.S.; ERDMANN, A.L. Do padrão nightingaleano de enfermagem ao sistema social luhmanniano: estudo teórico. Revista Brasileira de Enfermagem. 2013;66(4): pp. 599-602.
BACKES, D.S.; BACKES, M.S.; ERDMANN, A.L. Promovendo a cidadania por meio do cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2009;62(3): pp.430-4.
BACKES, D.S.; ERDMANN, A.L. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2009;30(2): pp.242-8.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília. 2007.
________. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – área profissional: Saúde. Brasília. 2000.
DANTAS, R.A.S.; AGUILLAR, O.M. O ensino médio e o exercício profissional no contexto da enfermagem brasileira. Revista Latino-americana de Enfermagem. 1999; 7(2): pp. 25-32.
DONDA, E.O. Cruz Vermelha e o princípio da neutralidade. Inter-Relações FASM. 2013.
ECHER, I.C.; LUCENA, A.F.; KERN, I.L.C.; DIAS, D.R. O estágio voluntário na percepção de acadêmicos de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre (RS). 2003;24(2): pp. 238-46.
FAGUNDES, N.C.; BURNHAM, T.F. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2004;9(6): pp. 105-14.
FAZENDA, I.C.A. et al. O Papel da Universidade do Futuro e as Percepções de um Olhar Interdisciplinar. Journal on Innovation and Sustainability, 2014;5(3): pp.33-40.
________. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade, 2015; 6: pp. 9-17.
FAZENDA, I.C.A.; TAVARES, D.E., GODOY, H.P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. Campinas-SP, Papirus, 2015.
KLEIN, R.R. Educação & Voluntariado: uma parceria produtiva (dissertação). São Leopoldo: Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2005.
LUCCHESE, R.; BARROS, S. Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, 2006;19(1): pp. 92-9.
MATOS, E.; PIRES DE PIRES, D.E. Práticas de cuidado na perspectiva interdisciplinar: um caminho promissor. Texto & Contexto Enfermagem, 2009;18(2).
MATSUDA, C.H. Estudo de satisfação dos voluntários engajados em entidades com área de atuação diversa, na Cidade de Porto Alegre [tese]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
MEDEIROS, E.C. O trabalho voluntário em debate: um estudo na Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida-Campina Grande-PB [tese]. Campina Grande (PB): Universidade Estadual da Paraíba; 2014.
MONIZ, A.L.F.; ARAUJO, T.C.C.F. Voluntariado hospitalar: um estudo sobre a percepção dos profissionais de saúde. Estudos de Psicologia. 2008;13(2): pp. 149-56.
MOTI, M.L.; TSUNECHIRO, M.A. Os cursos de enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira e o início da enfermagem profissional no Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, 2002; 55(5): pp. 592-9.
NUNES, L. Promoção da Cidadania através do cuidar em Enfermagem. In: 1º Encontro Internacional de Literacia em Saúde Mental; 2014 fev 28; Coimbra, Portugal. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; 2014, pp.131-40.
OLIVEIRA, F.L.B.; ALMEIDA JÚNIOR, J.J. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da Faculdade Ciências da Saúde do TRAIRI/UFRN. Revista Espaço para a Saúde. 2015;16(1): pp. 40-7.
SELLI, L.; GARRAFA, V. Bioética, solidariedade crítica e voluntariado orgânico. Rev Saúde Pública, 2005;39(3): pp. 473-8.
SILVA, A.H.; FOSSÁ, M.I.T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica [online]. 2015 16(1). Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/2113-7552-1-PB.pdf. Acessado em 12 Fev 2015.
SOUZA, I.L. et al. Enfermagem e voluntariado: na esteira das possiblidades em saúde bucal. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2011;2(1): pp. 34-6.
TAVARES, D.E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade – qual o sentido? In: FAZENDA, I.C.A. (Org.) O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Cortez, 2018.
TREZZA, M.C.A.F.; SANTOS, R.M.; LEITE, J.L. Enfermagem como prática social: um exercício de reflexão. Revista Brasileira de Enfermagem, 2008;61(6): pp. 904-8.
YAZBEK, M.C. Voluntariado e profissionalidade na intervenção social. Revista de Políticas Públicas [online]. 2015 6(2). Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3718. Acessado em 12 Fev 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.