O ENSINO COLETIVO DA PERFORMANCE MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA
Palavras-chave:
Ensino coletivo, projeto cultural, Igreja de Concórdia.Resumo
O artigo que se segue pretende demonstrar que mesmo um ensino musical coletivo objetivando uma formação tecnicista com um viés funcional voltado para um fim específico e destinado a uma comunidade religiosa, como aquele desenvolvido no Projeto Cultural realizado na Igreja de Concórdia, pode atender aos valores subjetivos atinentes à música e sua capacidade de trabalhar subjetivamente em prol do desenvolvimento integral do indivíduo. Também aponta para o fato de que um projeto desta natureza pode ter um alcance social e cultural favorável em bairros com taxas de pobreza e/ou criminalidade e nas comunidades em que atua, construindo traços identitários deste território, além de auxiliar os indivíduos a obterem melhor desenvolvimento estético, humanitário, o que demonstra de forma subliminar o sentido interdisciplinar desta linguagem.
Palavras-chave: Ensino coletivo; projeto cultural; Igreja de Concórdia.
Referências
PAZIANI, Danilo Ribeiro. O ensino de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa. 2001. Dissertação (Mestrado em música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
RAY, Sonia. Pedagogia da performance musical. 2015. Tese (Pós-doutoramento em música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiás.
COELHO, Thiago Lúcio. Práticas informais de aprendizagem em música: a vivência de quatro músicos populares. 2016. Dissertação (Mestrado em música) – Escola de Música, Universidade Federal de Goiás, Goiás
SILVA, Evandro Williamy da Cruz. O ensino de música na banda Ágape da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Templo Central de Concórdia do Pará: 10 anos de história. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Música) – Universidade do Estado do Pará, Pará.
BLAZINA, Francilene Maciel da Rocha. O ensino e a aprendizagem musical na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Alegre. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Pedagogia da Artes) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
CRUVINEL, Cruvinel, Flavia Maria. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de cordas: a educação musical como meio de transformação social. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Música, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed.: Cortez. São Paulo, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.