O ENSINO COLETIVO DA PERFORMANCE MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA

Autores

  • Adriane Kis Santos Perdigão Conservatório Carlos Gomes/PA.

Palavras-chave:

Ensino coletivo, projeto cultural, Igreja de Concórdia.

Resumo

O artigo que se segue pretende demonstrar que mesmo um ensino musical coletivo objetivando uma formação tecnicista com um viés funcional voltado para um fim específico e destinado a uma comunidade religiosa, como aquele desenvolvido no Projeto Cultural realizado na Igreja de Concórdia, pode atender aos valores subjetivos atinentes à música e sua capacidade de trabalhar subjetivamente em prol do desenvolvimento integral do indivíduo. Também aponta para o fato de que um projeto desta natureza pode ter um alcance social e cultural favorável em bairros com taxas de pobreza e/ou criminalidade e nas comunidades em que atua, construindo traços identitários deste território, além de auxiliar os indivíduos a obterem melhor desenvolvimento estético, humanitário, o que demonstra de forma subliminar o sentido interdisciplinar desta linguagem. 

Palavras-chave: Ensino coletivo; projeto cultural; Igreja de Concórdia.

Biografia do Autor

Adriane Kis Santos Perdigão, Conservatório Carlos Gomes/PA.

Discente do Mestrado em Música do Instituto de Artes da Unesp. Em 2016 concluiu um curso de nível técnico em Instrumentista de Orquestra – Flauta Transversal – pela Escola de Música da UFPA, e em 2017 graduou-se no curso de Licenciatura Plena em música pela Universidade Estadual do Pará. Também está no curso técnico em Instrumento – Flauta Transversal – no Conservatório Carlos Gomes/PA.

Referências

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Publicado

2018-10-03

Edição

Seção

Pesquisa