O CONTEXTO ESCOLAR EM ANÁLISE: as práticas interdisciplinares e as mudanças no cotidiano escolar

Authors

  • Rita Aparecida dos Reis GEPI- PUCSP

Keywords:

Gestão escolar. Interdisciplinaridade. Desenvolvimento humano.

Abstract

o presente trabalho teve por finalidade investigar as estratégias adotadas por uma escola pública de ensino fundamental, tendo como meta a superação do baixo desempenho apresentado pelos alunos na Prova Brasil e a análise das possíveis relações entre as ações adotadas pelo Gestor Escolar, as mudanças ocorridas no contexto escolar e a melhoria dos resultados da avaliação externa - Prova Brasil. Trata-se de um estudo de caso de uma escola pública de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A escola em questão apresentou - com base nos dados do IDEB/2007 - rendimento insatisfatório quanto ao seu desempenho didático-pedagógico, em especial, com as turmas de quinto ano do Ensino Fundamental, foco da avaliação, sendo considerada prioritária pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gestor e oito professores, tendo como eixos norteadores as ações do Gestor Escolar, os professores frente às mudanças e os fundamentos teóricos metodológicos; um Grupo focal envolvendo a equipe escolar: Gestor Escolar, vice-Gestor Escolar, coordenador pedagógico e oito professores do ensino fundamental (séries iniciais) e análise documental (Projeto Político Pedagógico da escola e do Plano de Gestão). Pode-se perceber que as ações do Gestor Escolar, desposando de uma postura democrática e participativa, auxiliaram no desenvolvimento de atitudes e práticas interdisciplinares, que culminaram em melhoria da qualidade de ensino oferecida pela escola e, consequentemente, em melhores índices nas avaliações externas.

 

 

Author Biography

Rita Aparecida dos Reis, GEPI- PUCSP

mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. Doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP.

References

ALMEIDA, J. R. História da instrução pública no Brasil (1500 – 1889). São Paulo: Ed. PUC, 1989.

APARECIDA. Lei nº 3.514/2009 de 07 de abril de 2009. Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Ensino do Município de Aparecida – SP. Câmara Municipal de Aparecida/SP.

AZEVEDO, Fernando. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massagana, 2010. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf> Acesso em

BEHRING, E. R. Contra-reforma do Estado, Seguridade Social e o lugar da filantropia. In: Serviço Social e Sociedade, 73. São Paulo: Cortez, 2003.

BOBBIO, N.. O futuro da democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BONAMINO, A. C. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988.

______. LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.364, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara. 1996. Disponível em:

Acesso em 15/10/2013.

______. Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Brasília. 2001.

______. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, UnB, CEAD, 2004.

______. Conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do gestor escolar. Brasília/DF, 2005.

_____. PRADIME: programa de apoio aos dirigentes municipais de educação. Marcos Legais da Educação Nacional / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4249-volume-02-final&Itemid=30192> Acesso em 15/05/2015.

______. Prouni: porta aberta para inclusão. Revista PROUNI, Edição 2010. Disponível em <http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/Revista_ProUni/Revista_ProUni.pd> Acesso em 15/05/2015.

CAMPANHOLE, A.; CAMPANHOLE, H.L. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1981.

CHAUÍ, Marilena apud GIACON, B. D. M. Coerência. In: FAZENDA, I. C. A. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf> Acesso em 15/05/2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: afetividade ou metodologia? São Paulo: Loyola, 1979.

_____. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.

_____. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus. 1994.

______. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 4. ed., São Paulo: Edições Loyola, 1996.

______. Dicionário em construção: interdisciplinaridade São Paulo: Cortez, 2000.

______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10 ed. Campinas: Papirus, 2002.

JACQUARD apud LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez-jul, 2005. Disponível em <http://www.usherbrooke.ca/crcie/fileadmin/sites/crcie/documents/2049.pdf>. Acesso em 15/10/2013.

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez-jul, 2005. Disponível em <http://www.usherbrooke.ca/crcie/fileadmin/sites/crcie/documents/2049.pdf>. Acesso em 15/10/2013.

LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.

LÜCK, Heloísa, et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

______. A escola participativa: o trabalho do Gestor Escolar. 8ª. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

MORIN, Edgard. apud GIACON in FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10 ed. Campinas: Papirus, 2002.

NASCIMENTO, A. L. B. Gestão da escola pública brasileira: desafios contemporâneos. Revista Faced nº. 09, 2005, pp. 157-170. UFBA. Disponível em <http://www.revistafaced.ufba.br/>. Acesso: 15/10/2013.

OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, jan./fev/mar/abr, 2005.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Linc. em Revista, v. 1, n.1, março de 2005, p. 3-15. Disponível em <http://www.liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/article/download/186/103> Acesso em 15/10/2013.

RODRIGUÉZ, M. V. Políticas públicas e educação: a descentralização dos sistemas nacionais de ensino, análises e perspectivas. In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F. de (Orgs) Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do Projeto do MEC. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1231 – 1255, out. 2007–Especial.

SECO, A. P., ANANIAS, M.; FONSECA, S. M. Antecedentes da administração escolar até a República (1930). Revista HISTEDBR, Campinas, n. especial, p. 54-101, 2006. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art7_22e.pdf> Acesso em 15/10/2013.

SINACOEUR apud LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez-jul, 2005. Disponível em <http://www.usherbrooke.ca/crcie/fileadmin/sites/crcie/documents/2049.pdf>. Acesso em 15/10/2013.

YARED, I. Prática educativa interdisciplinar: Limites e possibilidades na reverberação de um sonho. Bauru: Joarte, 2013.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: avaliação políticas públicas educacionais. 2011, v.19, n. 73, p. 769-792. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/03.pdf> Acesso em 15/10/2013.

Published

2017-04-10

Issue

Section

Artigos Originais