CAMINHOS DO SABER: reflexões

Authors

  • Vera Antonieta Tordino Brandao Programa de Estudo Pós Graduado em Gerontologia / PUCSP

Keywords:

Construção de saberes, interdisciplinaridade, pesquisa e ação formativa.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo uma revisita ao trabalho de pós-doutoramento em Ciências Sociais – Antropologia, na perspectiva interdisciplinar proposta por Fazenda, tendo como guia o filósofo Hilton Japiassu, na analise da construção do saber em um tempo de mudanças aceleradas, por meio das narrativas de professores universitários e artistas plásticos. Buscou desvelar a articulação entre as bases teóricas das disciplinas: Antropologia, Sociologia, Filosofia, Arte, Memória Social e Educação exercício interdisciplinar a partir do qual propomos uma reflexão renovada sobre pesquisa, análise e ação formativa. Indicamos, nesta perspectiva, a relevância do pensamento de Japiassu na abertura dos caminhos que trilhamos, desde então, como base formadora de nossa atuação profissional como educadora.

Author Biography

Vera Antonieta Tordino Brandao, Programa de Estudo Pós Graduado em Gerontologia / PUCSP

Pós-doutoranda em Gerontologia Social – Programa de Estudo Pós Graduado em Gerontologia / PUCSP; Mestre e Doutora em Ciências Sociais- Antropologia/ PUCSP; Pedagoga (USP). Pesquisadora CNPq (PUCSP). Docente COGEAE; Coeditora da Revista Portal de Divulgação.

References

BALANDIER, G. A Desordem – Elogio do Movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 2001.

___________ (org.) Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

____________ (org.) Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2001.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

JAPIASSU, H.. A Crise das Ciências Humanas. In: FAZENDA, I (org). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. São Paulo: Papirus, 1995.

______________ Desistir de Pensar? Nem Pensar! São Paulo: Letras & Letras, 2001.

MARTINS, J.. Não somos cronos, somos kairós. Revista Kairós, n.1, São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia PUC-SP, 1998.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

PAIS, J.M. Viajando o cotidiano e seus enigmas. Revista Margem, n.12, Faculdade de Ciências Sociais PUC-SP, FAPESP / EDUC, 2000.

RANDON, M. O Belo. In. NICOLESCU, B. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000.

SANTOS, B. S. A Crítica da Razão Indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SEVERINO, A. J. O Conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I (org.). Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2001.

WASSERMANN, S. et.al. Ensinar a Pensar. São Paulo: EDUSP, 1972.

Issue

Section

Artigos Originais