A INTERDISCIPLINARIDADE NA GERONTOLOGIA SOCIAL.

Autores/as

  • Vera Maria Antonieta Tordino Brandão pesquisadora do Núcleo de Estudos do Envelhecimento NEPE-PUC/SP (PEPG em Gerontologia).
  • Beltrina da Purificação da Côrte Pereira Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Ivani Catarina Arantes Fazenda Professora Titular do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

gerontologia social, interdisciplinaridade, pesquisa, construção de conhecimento.

Resumen

Há cerca de 20 anos, quando iniciamos os estudos sobre o processo de envelhecimento, as pesquisas acadêmicas apontavam para um saber geriátrico com foco nas doenças, fragilidades, perdas e morte, o que contradizia nossas experiências cotidianas com idosos. A mudança de perspectiva era realidade em países desenvolvidos, mas no Brasil só ao final da década de 1980 abrem-se possibilidades para compreender o envelhecimento humano como processo dinâmico e multidimensional. Iniciam-se estudos focados no ser integral, com velhices plurais, panorama favorável à implantação dos cursos de Gerontologia Social, graças às parcerias e articulações entre profissionais de disciplinas específicas, base para adoção da perspectiva interdisciplinar. Articular conhecimentos disciplinares variados em gerontologia requer postura diferenciada do pesquisador e docente, pois o ser que envelhece tem desejos e esperanças, fragilidades físicas e emocionais, não pode ser visto unilateralmente. O objetivo da análise documental de cunho etnográfico proposta, recorte do projeto de pós-doutorado em Gerontologia Social, é desvelar e fortalecer o conhecimento gerontológico social interdisciplinar, na construção da cultura da longevidade digna e solidária.

Publicado

2015-10-10

Número

Sección

Artigos Revisitados