ESTÁGIO SUPERVISIONADO E INVESTIGATIVO EM FÍSICA: ambiente de validação do diálogo como saber docente.

Autores/as

  • ALEXANDER MONTERO CUNHA Faculdades Sesi-SP.
  • LEONARDO ANDRÉ TESTONI Universidade Federal de São Paulo,
  • GUILHERME BROCKINGTON Universidade Federal de São Paulo.
  • SILVIA MARIA DE PAULA Centro Universitário Estácio Uniradial.

Palabras clave:

formação inicial docente, estágio Investigativo, saberes da ação pedagógica.

Resumen

O estágio supervisionado investigativo propicia ao futuro professor de física uma oportunidade de se engajar nos processos de pesquisa sobre o ensino e a sua própria prática, além da aplicação de intervenções didáticas em sala de aula mais recorrente nos estágios supervisionados. Entendendo o estágio supervisionado como um espaço de produção de conhecimento, o presente trabalho possui como objetivo analisar a elaboração e a validação de saberes docentes relativos ao uso do diálogo e das atividades experimentais como estratégias no ensino de Física. Tal análise foi realizada durante o estágio de dois estudantes que cursavam o último ano da licenciatura em Física em uma Universidade Pública Brasileira. Esse estudo, de natureza qualitativa, também buscou baseado no saber da ação pedagógica proposto por Gauthier et. al. (1998), elementos da generalização desses saberes por parte dos licenciandos ao socializar suas experiências com outros futuros docentes. Para a análise dos resultados obtidos, foram utilizados seus relatos em reuniões supervisionadas semanais, portfólio confeccionado pelos próprios licenciandos, apresentação final do estágio na disciplina de Metodologia do Ensino de Física e uma entrevista final realizada com esses licenciandos. Os resultados permitiram obter elementos que relacionaram o estágio investigativo com a validação de saberes docentes de um futuro professor, tornando-o um processo de formação contínua. A referida análise faz parte de um trabalho mais abrangente sobre a aprendizagem docente no estágio investigativo.

 

Biografía del autor/a

ALEXANDER MONTERO CUNHA, Faculdades Sesi-SP.

Licenciado em Física. Mestre em Ensino de Física. Doutor em Educação. Atua como professor, pesquisador e coordenador no curso de Licenciatura em Ciências das Faculdades Sesi-SP.  E-mail: amcunha@sesisp.org.br

LEONARDO ANDRÉ TESTONI, Universidade Federal de São Paulo,

Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação. Atua como professor e pesquisador na Universidade Federal de São Paulo, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

GUILHERME BROCKINGTON, Universidade Federal de São Paulo.

Licenciado e Bacharel em Física. Mestre e Doutor em Educação. Atua nas áreas de Neurociência e Ensino de Física junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo.

SILVIA MARIA DE PAULA, Centro Universitário Estácio Uniradial.

Graduada em Física. Mestre e Doutora em Física. Atua na área de Pesquisa em Educação junto ao Centro Universitário Estácio Uniradial

Citas

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Publicado

2016-10-01

Número

Sección

Artigos Originais