Resenhas do livro "Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia" de Ivani Fazenda realizada por seus alunos no ano de 2012

Auteurs-es

  • Juliane Anjos

Résumé

Esse livro de Ivani Fazenda é o resultado de alguns anos de pesquisa com a intenção de titulação de Mestre em Educação no programa de Filosofia da Educação da PUC-SP. Sua dissertação, defendida ainda no final da década de 70, sob o título “Integração e Interdisciplinaridade: uma análise da legislação do ensino brasileiro de 1961 a 1977” e orientada pelo professor Doutor Antonio Joaquim Severino, apresentou tamanha importância na área educacional que se tornou um livro. Desde a 1ª edição, de 1979, até a 6ª (cuja edição apresentamos a resenha), algumas adequações foram feitas e um capítulo foi incluído com a intenção de proporcionar um trabalho cada vez mais completo e aprofundado sobre uma temática tão empolgante quanto a interdisciplinaridade.

Biographie de l'auteur-e

Juliane Anjos

Ivani Fazenda é uma estudiosa a respeito da questão da interdisciplinaridade e das ideias subjacentes a ela. Com vários estudos em campos diversos, como pedagogia, filosofia, antropologia e psicologia, desenvolveu importantes pesquisas nessas áreas, além de publicar dezenas de livros sobre a temática da pesquisa e da educação interdisciplinar. É uma autora de fundamental relevância e repercussão nacional e internacional devido aos seus estudos no campo da interdisciplinaridade voltada à pesquisa e à educação. Atualmente é professora titular na Linha de Pesquisa sobre Interdisciplinaridade no Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI).

Téléchargements

Numéro

Rubrique

Resenhas