A DONA EDUCAÇÃO VISITA O DOUTOR SAÚDE.
Mots-clés :
interdisciplinaridade, educação e transdisciplinaridadeRésumé
Durante a aula magna do saudoso professor Hilton Japiassu, em 2008, onde nos contava sobre o seu livro: O SONHO TRANSDISCIPLINAR E A RAZÕES DA FILOSOFIA e a magia que há por detrás da frase ‘o pão nosso de cada dia nos dai hoje’, fiz uma breve retrospectiva na minha vida acadêmica e pude entender que a essência - aquilo que nos é mais precioso e individual - é irmã gêmea da existência humana. Durante três minutos me silenciei, e tentei compreender a dimensão daquela questão tão singular e inédita. Aliás, ela passou por minhas vísceras numa velocidade impressionante que me lançou ao centro da força kairótica (a que transcende o passado e o futuro para legitimar-se no melhor instante do presente), que até hoje permito-me analisa-la, senti-la, vive-la, escuta-la ou admira-la como uma pergunta mestra, num toque ontológico de Japiassu.Références
BARROS, Manoel de. Poesia completa. Editora Saraiva, São Paulo, 2010
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes e SOUZA, Fernando Cesar de. Diálogos interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar. Revista Educação & Realidade, v. 37, n.1, 2012, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ver em REVISTA EDUCAÇÃO E REALIDADE Acessado em 20/03/2015
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor: uma relação entre o processo de individualização e formação. Editora Paulus, São Paulo, 2003.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Editora Imago, São Paulo, 2006.
PINEAU, Gaston. Temporalidades na formação. Editora Triom, São Paulo, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Editora Cortez, São Paulo, 2009
SOUZA, Fernando Cesar de. Jornadas interdisciplinares: do mito de Quiron à construção da metáfora da cura na escola. Tese de Doutorado, PUC 2009. Ver em BIBLIOTECAS SENAC SÃO PAULO Acessado em 20/03/2015.
TROCMÉ, Helene. Reinventar o ofício de aprender. Editora Saraiva, São Paulo, 2010.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.