O vazio e a fragmentação existencial do aluno

Autores

  • Simone Moura Andrioli e Castro Andrade PUCSP- Interespe
  • Ruy Cezar do Espirito Santo PUCSP

Palavras-chave:

dimensao simbolica, fragmentacao existencial, interdisciplinaridade e espiritualidade na escola

Resumo

A partir da dimensão simbólica de representações gráficas (desenhos) as crianças parecem expressar simbolicamente um sentimento de ‘vazio’, tristeza ou fragmentação existencial existente no processo educacional. A  realidade da prática da escola fundamental tem se tornado uma realidade fragmentada, tanto em sua proposta quanto em sua ação.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Moura Andrioli e Castro Andrade, PUCSP- Interespe

Simone Moura Andrioli De Castro Andrade: Doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE. Contato: simone50@terra.com.br

Ruy Cezar do Espirito Santo, PUCSP

Ruy Cezar do Espírito Santo - Professor Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP e professor na UNIMESP, no programa latu-sensu denominado: Docência do Ensino Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INPERESPE, e Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/1998). Mestre em Educação/Currículo pela PUCSP (1991). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP/1957).  CV: http://lattes.cnpq.br/7857468452892458; E-mail: ruycezar@terra.com.br

Referências

ANDRADE, Simone. Autoconhecimento e pedagogia simbólica: uma trilha interdisciplinar transformadora na educação Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Educação Currículo, sob a orientação da profa. Dra. Ivani Fazenda, PUCSP, 2011.

Downloads

Publicado

2016-06-02

Edição

Seção

Art Ger