SER INTEGRAL: as tessituras do bordado em espiritualidade e educação

Autores

  • Maria Sibele Brasiliense Portilho
  • Roberto Crema Crema

Palavras-chave:

Psicologia Transpessoal. Espiritualidade. Educação. Ser integral. Valores. Autoconhecimento.

Resumo

Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Psicologia Transpessoal - ênfase na Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), propõe uma revisão da bibliografia referente aos temas: Espiritualidade e Educação. Pretende demonstrar a dimensão da espiritualidade como experiência formativa para o Ser Integral. Apresenta a abordagem transdisciplinar e a aprendizagem autorreguladora como caminhos para o aprendizado, o autoconhecimento, a autotransformação e o autoamor. Apoia-se no referencial teórico da visão holística, da Psicologia Transpessoal e da Abordagem Integrativa Transpessoal – AIT. Configura-se como uma tentativa de resposta sobre a temática, um registro de esperança e de fé no Ser Humano, como ser aprendente/consciente de si e na educação, como a grande força transformadora e dinamizadora de nossa sociedade. Traz em seu bojo a certeza do compromisso que o processo de ensino-aprendizagem tem com a dimensão valorativa da vida e da importância do binômio espiritualidade-educação para o processo transformativo do Ser Integral.

 

Biografia do Autor

Maria Sibele Brasiliense Portilho

Pós-graduada em Psicologia Transpessoal com ênfase na Abordagem Integrativa Transpessoal (ALUBRAT/Faculdade Vicentina). Mestre em Educação/UFU. Graduada em História.

 

Roberto Crema Crema

Psicólogo e antropólogo, possui mestrado europeu em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris em conjunto com a Universidade Louvain-la-Neuve (Bélgica), a Universidade de Genève (Suíça) e o CNAM (França). É o criador do enfoque da Síntese Transacional.

Referências

ABBAGNANNO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOFF, Leonardo. Espiritualidade – Um Caminho de Transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.

BORUCHOVITCH, Eveline. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 3, Set./Dez. de 2008, p. 401- 409.

CHO, M.H., e BERGIN, D.A. Review of Self-regulated learning models and implications for theory development. Trabalho apresentado na American Educational Research Association Annual Meeting, São Diego, abril, 2009.

CREMA, Roberto. Além das Disciplinas: reflexões sobre transdisciplinaridade geral. In: WEIL, Pierre, D’AMBRÓSIO, Ubiratan e CREMA, Roberto. Rumo à nova Transdisciplinaridade. Sistemas Abertos de Conhecimento. 2. Ed. São Paulo: Summus, 1993, p. 125-173.

______. Pedagogia Iniciática – uma escola de liderança. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. – (Coleção UNIPAZ).

______. Introdução à Visão Holística – Breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. 6. Ed. São Paulo: Summus, 2015.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 5. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.

ESPÍRITO SANTO, Ruy Cézar do. O Renascimento do Sagrado na Educação – o autoconhecimento na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERREIRA, Aurino, SILVA, Sidney C. R. da e SILVA, Silas C. R. da (Org.). Psicologia Transpessoal: histórias, conquistas e desafios. [recurso eletrônico]. Recife: Ed. UFPE, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

INCONTRI, Dora e BIGHETO, Alessandro Cesar. Educação e Espiritualidade – Quando, como e por quê? In: INCONTRI, Dora (Org.) Educação e Espiritualidade – Interfaces e Perspectivas. Bragança Paulista, SP: Editora Comenius, 2010, p. 68-91.

KRIPPNER, Stanley. Parapsicologia, Psicologia Transpessoal e o Paradigma Holístico. In: BRANDÃO, Denis e CREMA, Roberto (Org.) Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991, p. 13-23.

MASLOW, A.H. (apud SALDANHA, Vera. Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência. Ijuí: Ed. Unijuí; 2008.

MORAES, Cândida Maria. O Paradigma Educacional Emergente. 16. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAIS, Regis. Espiritualidade e Educação. Campinas, São Paulo: Centro Espírita “Allan Kardec”, 2002.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2. Ed. Brasília, DF: UNESCO, 2000.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Educação Holística. In: BRANDÃO, Denis e CREMA, Roberto (Org.) Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991, p. 136-145.

SALDANHA, Vera. Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência. Ijuí: Ed. Unijuí; 2008.

______. A. Maslow e o Desenvolvimento da Comunicação na Abordagem Integrativa Transpessoal. Brasília. Curso de Especialização em Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa Transpessoal – ALUBRAT/FAVI/UNIPAZ, apostila do Módulo III, 2015.

THOENING, Monique. A Visão Holística: Uma Nova Consciência para a Humanidade. In. BRANDÃO, Denis e CREMA, Roberto (Org.) Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991, p. 24-29.

WEIL, Pierre apud SALDANHA, Vera. Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência. Ijuí: Ed. Unijuí; 2008.

WEIL, Pierre. A Arte de Viver em Paz – Por uma nova consciência e educação. 11. Ed. Coordenação: UNIPAZ-Bahia e UNIPAZ-Rio de Janeiro, 2013.

WEIL, Pierre, D’AMBRÓSIO, Ubiratan e CREMA, Roberto. Rumo à nova Transdisciplinaridade. 2. Ed. São Paulo: Summus, 1993.

ZIMMERMAN, B. J., & SCHUNK, D. H. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis, 2011.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

ARTIGOS