RELATÓRIO DE PESQUISA- dez., 2017 - espiritualidade e autoconhecimento numa educação interdisciplinar

Autores

  • Ruy Cezar do Espírito Santo pucsp/interespe
  • Elenice Giosa interespe
  • Herminia Prado Godoy puc/sp/interespe
  • Jaime Paulino interespe/sp
  • Maria Regina Cerávolo interespe
  • Marilice Pereira Ruiz da Amaral Mello pucsp/interespe
  • Simone Moura Andrioli de Castro Andrade pucsp/interespe
  • Suely Aparecida Marqueis pucsp/interespe
  • Telma Maria Beneduzzi pucsp/interespe
  • Telma Teixeira De Oliveira Almeida pucsp/interespe

Palavras-chave:

Espiritualidade. Autoconhecimento. Educação interisciplinar.

Resumo

este artigo apresenta os resultados das pesquisas realizadas de julho de 2017 a dezembro de 2017 pelos integrantes do Grupo de Estudo e pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação, bem como apresenta os objetivos a serem alcançados em 2018.

 

Biografia do Autor

Ruy Cezar do Espírito Santo, pucsp/interespe

Professor Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP e professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado (FAP) e professor na UNIMESP, no programa latu-sensu denominado "Docência do Ensino Superior". Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INPERESPE, e Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/1998). Mestre em Educação/Currículo pela PUCSP (1991). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP/1957). 

 

Elenice Giosa, interespe

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas - PUC/SP. Graduada em Letras: Tradutor e Intérprete. Docente em curso de graduação. Pesquisadora do GEPI e INTERESPE.

 

Herminia Prado Godoy, puc/sp/interespe

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade- GEPI e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade – INTERESPE do Programa de Pós Graduação: Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. e Integrante do Grupo de Estudos de Hipnose – GEH da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Psicóloga Clínica. Pós-doutora em Interdisciplinaridade pelo GEPI/PUCSP (2011). Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/2011). Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie/1999). Mestre Reiki e Terapeuta Consciencial.

Jaime Paulino, interespe/sp

 Pós-graduando em Docência no Ensino Superior. Bacharel em Direito - FIG-UNIMESP. Graduado em Instrutor de Educação Física - Escola de Educação Física da Polícia Militar. Coordenador e Docente do curso de Educação Física - FIG-UNIMESP. Estudante Interespe

 

Maria Regina Cerávolo, interespe

Graduada em Educação Artística – FAAP SP – Licenciatura Plena; Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC SP; Pós graduada em Arte Terapia – PUC SP; Curso de publicidade - Escola Pan-Americana de Artes. Coordenadora de cursos no campo empresarial, como Comunicação, Oratória e Vendas. Estudante do Interespe.

Marilice Pereira Ruiz da Amaral Mello, pucsp/interespe

Doutora em Educação: Currículo- PUC/SP. Mestre em Gestão e Políticas educacionais- UNIMEP-Piracicaba. Graduação em Pedagogia - UNIMEP- Piracicaba. Professora em cursos de graduação, pós graduação lato sensu e stricto sensu. Orientadora de trabalhos em Educação especial. Pesquisadora do GEPI, GP PAII e INTERESPE.

 

Simone Moura Andrioli de Castro Andrade, pucsp/interespe

[1] Simone Moura Andrioli de Castro Andrade: Doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Por do INTERESPE. Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE.

Suely Aparecida Marqueis, pucsp/interespe

 Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Pós-Graduada em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal - Alubrat. Atua como terapeuta há 25 anos utilizando recursos da Abordagem Integrativa Transpessoal. Orientadora profissional formada pela Colméia – Instituição a serviço da juventude, desenvolve trabalho em clinica e escolas. Facilitadora de oficinas e workshops. Cocriadora do “Projeto terapêutico de orientação profissional” da Voccare – Desenvolvimento do Ser Integral. Estudante-Pesquisadora do Grupo de Estudo e pesquisa em Interdisciplinaridade e Espiritualidade da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). 

Telma Maria Beneduzzi, pucsp/interespe

 Mestre Reiki; Mestre em psicologia (PUC/SP); Especialista em Terapia Regressiva (CDEC/SP), Psicóloga, participante dos grupos de pesquisa sobre interdisciplinaridade, espiritualidade e consciência (GEPI, INTERESPE e GEC).

Telma Teixeira De Oliveira Almeida, pucsp/interespe

Doutora em Educação: Currículo-Interdisciplinaridade - GEPI(Grupo de estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade), PUC/SP, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERESPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação) PUC/SP. Mestre em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP, Especialista em Docência pela UNIMESP/Guarulhos/SP, Graduada em Educação Física pelo Instituto Gammon Lavras/MG. Coordenadora e Profª do Curso de Pedagogia e Professora da Faculdade de Educação Física da FIG/UNIMESP/Guarulhos/SP. Professora da Pós-Graduação da UNIÍTALO/SP. Autora das obras Jogos e Brincadeiras no Ensino Infantil e Fundamental e Educação Física no Ensino Fundamental com atividades de Inclusão pela Cortez/Editora.

Referências

BOSING, WALTER. Jérôme Bosch – Entre El ciel et l’enfer. Germany: Taschen, 2000.

BUENDIA, J. ROGELIO. El Prado Basico. Madrid: Silex, Ediciones, 1991.

ESPIG, MARCIA JANETE. Ideologia, mentalidades e imaginário: cruzamentos e aproximações teóricas. Disponível em: HTTP://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/6220. Acesso em 17 set.2017.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. De Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

______ Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1987.

HUIZINGA, JOHAN. O outono da Idade Média. Trad. Francis Petra Barros. Petrópolis: Nova Fronteira, 1987.

SOARES DE DEUS, PAULO ROBERTO. Paraísos Medievais esboço para uma tipologia dos lugares de recompensa dos justos no final da Idade Média. Disponível em: http://www,revistamirabilia.com/Numeros/Num4/artigos/art11.htm. Acesso em 17set.2017.

ZIERER, ADRIANA. Paraíso versus Inferno: a visão de Tundalo e a Viagem Medieval em busca da Salvação da Alma. Disponível em: http://www.revistamirabilia.com/Numero/Num2/tundalo.html. Acesso em: 17 set 2017

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE