A FORMAÇÃO HUMANA DESENVOLVIDA POR HUGO DE SÃO VITOR

Autores

  • Francisco Fernandes Bezerra UEMASUL.

Palavras-chave:

Hugo de São Vitor. Educação. Filosofia. Sabedoria.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo tratar sobre a educação desenvolvida por Hugo de São Vitor, professor e diretor da escola de São Vitor, no século XII, com a finalidade de apresentar novas concepções acerca da educação. Além disto, o artigo procura demonstrar a influência da religião e da Filosofia de vida, presentes em Hugo de São Vitor, para, a partir destes dados, obter o ideal de ser humano que Hugo de São Vitor propunha desenvolver com sua educação.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Bezerra, UEMASUL.

Graduando do curso de História Licenciatura, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. Técnico em Informática e em eletromecânica pelo Instituto Federal do Maranhão – IFMA.

Referências

GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HOVRE, Frans De. Ensaio de Filosofia Pedagógica. São Paulo: Editora Nacional, 1969

HUGONIN, Flavien A. A. Essai sur la fondation de l’école de Saint-Victor de Paris. In:MIGNE, J.-P. Patrologia Latina: 175, Paris: Garnier Fratres, 1879.

ILLICH, Ivan. In the Vineyard of the text. Londres: The University of Chicago Press, 1993.

REDDEN, John D. & RYAN, Francis A. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: AGIR, 1973.

MARCHIONNI, Antonio. Introdução. In: SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon. Tradução Antonio Marchionni. Petropólis: Vozes, 2001

TAYLOR, Jerome. Introdução. In: SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon. Tradução Jerome Taylor. Petropólis: Vozes, 2001.

SÃO VITOR, Hugo de. Didascalicon: A arte de ler. Tradução de Tiago Tondinelli. Campinas: Vide Editorial, 2015.

TEIXEIRA, Anísio: Filosofia e Educação. In: Educação e o mundo moderno; São Paulo, Companhia: Editora Nacional, 1977.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS