Nefelibantes
Palabras clave:
nefelibantes, fanzines de histórias em quadrinhos, interdisciplinaridadeResumen
Pois, inadvertidamente sou também um Nefelibata! A palavra vem também do grego, em que nephele é nuvem e batha, onde se pode andar: literalmente, andar nas nuvens! Mas emprega-se atualmente para os apreciadores de formas de nuvens espalhados pelo orbe. Na Europa, por vezes, quando se noticia o tempo, pode ser possível ouvir narrarem a beleza e forma das nuvens, seus nomes, apreciando-as ao público da TV.
Citas
ANDRAUS, Gazy. A independente escrita-imagética caótico-organizacional dos fanzines: para uma leitura/feitura autoral criativa e pluriforme. Trabalho apresentado ao Eixo 14 - Escritas, Imagens e Criação: Diferir no 17º. COLE. Campinas, julho de 2009.
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/
ANDRAUS, Gazy. Nefelibantes Pareidólicos. São Vicente: Fanzine/Edição do Autor, 2009.
BARRETO, Gilson, OLIVEIRA, Marcelo Ganzarolli de. A arte secreta de Michelangelo: uma lição de anatomia na capela sistina. São Paulo: Arx, 2004.
DA VINCI, O PENSAMENTO VIVO DE. São Paulo: Martin Claret,1985.
DE GREGORI, Waldemar. Os poderes dos seus três cérebros. São Paulo: Pancast, 1999.
GOSWAMI, Amit. A física da alma. São Paulo: Aleph, 2005.
McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
PAREIDOLIA. Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia .
SOARES, Francisco Edson Fernandes. Para Além Da Pareidolia Nefelibática: As Peças Anatômicas Ocultas Na Capela Sistina De Michelangelo. Tcc De Educação Artística Guarulhos: Fig-Unimesp, 2009.