Ser e fazer na vocação: um projeto terapêutico vocacional
Palavras-chave:
Autoconhecimento, Vivência simbólica, Projeto terapêutico vocacionalResumo
Este artigo resulta da dissertação de mestrado6 e da experiência de mais de dezoito anos na clínica de uma psicóloga, atuante em consultório e em escolas, particulares e públicas, com crianças, famílias e educadores. A partir de experiências profissionais e do seu próprio processo de individuação a levou a refletir sobre a importância de incluir a vivência simbólica no processo de autoconhecimento do educador. A partir deste tema, que foi um caminho apontado como resultado da pesquisa, que a mobilizou para uma prática educacional que envolve a Totalidade do Ser e, por conseguinte, engloba as funções sentimento, intuição, pensamento e a sensação.Este artigo é um relato de sua prática com jovens em um projeto denominado terapêutico vocacional o que também considera uma trilha transformadora e um caminho de vivência integradora por meio do simbólico que ocorre a partir do processo de autoconhecimento contemplado no momento de escolha profissional do jovem. Deseja ao compartilhar este projeto, mobilizar e conscientizar educadores para que possam ao refletir, estimular e apoiar os jovens a escolher não somente uma profissão, mas que possam encontrar entrar em contato e buscar a sua vocação.Métricas
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Como Citar
Andrade, S. A. M. de C. (2013). Ser e fazer na vocação: um projeto terapêutico vocacional. Interespe. , 1(2), 36–43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/interespe/article/view/16283
Edição
Seção
Art