Apoio psicoeducativo a cuidadores familiares e formais de pessoas idosas com demência

Autores

  • Daniela Figueiredo
  • Sara Guerra
  • Alda Marques
  • Liliana Sousa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial11p31-55

Palavras-chave:

Demência, Cuidadores familiares e formais, Intervenção psicoeducativa.

Resumo

O aumento da incidência da demência coloca vários desafios às redes de suporte familiar e formal da pessoa doente. A sintomatologia da demência impõe aos cuidadores familiares e formais exigências que afetam o seu bem-estar. As abordagens psicoeducativas afiguram-se como intervenções promissoras na redução do stress e burnout destes cuidadores. Este artigo descreve a experiência de dois programas de apoio psicoeducativo para cuidadores familiares e formais de pessoas com demência. Os principais resultados são descritos, apresentando implicações para o desenvolvimento de novas práticas de intervenção na rede de suporte.

Biografia do Autor

Daniela Figueiredo

Licenciada em Ciências da Educação. Doutorada em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Membro da Unidade de Investigação e Formação em Adultos e Idosos.

Sara Guerra

Gerontóloga. Doutoranda no Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria, ministrado numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto.

Alda Marques

Fisioterapeuta. Mestre em Biocinética do Desenvolvimento. Doutorada em Fisioterapia. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Membro da Unidade de Investigação e Formação em Adultos e Idosos.

Liliana Sousa

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica. Doutorada em Ciências da Educação. Professora Auxiliar com Agregação na Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro. Membro da Unidade de Investigação e Formação em Adultos e Idosos.

Downloads

Publicado

2012-02-02

Como Citar

Figueiredo, D., Guerra, S., Marques, A., & Sousa, L. (2012). Apoio psicoeducativo a cuidadores familiares e formais de pessoas idosas com demência. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial11), 31–55. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial11p31-55