Fitoterapia: uma tecnologia de cuidado proximal comunitária à pessoa idosa e sua família – práticas populares aliadas aos conhecimentos científicos

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Fillipe Leite da Hora Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Juciara de Santana Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Thaís Barreto Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Damiana Catiúscia Lima Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Camila Santos França Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Sara de Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Lucas Vinícius Bulhões Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Daniela Soares Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p35-53

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Feridas, Fitoterápicos.

Resumo

O objetivo do estudo foi demonstrar a eficácia do uso dos fitoterápicos Carica Papaya e Myracrodruon urundeuva Allemão no cuidado às pessoas idosas com úlceras por pressão, arterial e neuropática de membros inferiores. O cuidado foi provido no domicílio dos idosos por um núcleo de ensino-pesquisa-extensão. Os resultados demonstraram a importância de aliar o saber popular e científico na promoção da saúde, e da ação conjunta entre profissionais de saúde e família na abordagem da Farmácia Viva – SUS – no tratamento de feridas. 

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Doutora em Enfermagem UFSC/PEN. Bolsista Pós-doutorado Júnior-CNPq. Prof.a adjunta do DS, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Coord. do NIEFAM. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu Ciclo Vital.

 

 

Fillipe Leite da Hora, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduando em Enfermagem do VI semestre/UESB, voluntário do NIEFAM. Bolsista de Monitoria de Graduação da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem II. Membro do NIEFAM e da Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).     

Juciara de Santana Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Especialização em Enfermagem em Nefrologia; Gerontologia e Saúde Pública. Prof.a Auxiliar do DS/UESB. Membro do NIEFAM e da Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).   

Thaís Barreto Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduanda em Enfermagem, do IX semestre/UESB, voluntária do NIEFAM. Membro da Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital.

Damiana Catiúscia Lima Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduanda em Enfermagem do IX semestre/UESB. Voluntária do Projeto NIEFAM.  Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).     

Camila Santos França, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduando em Enfermagem do VI semestre/UESB, voluntário do NIEFAM. Bolsista de Monitoria de Graduação da disciplina Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem II. Membro da Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).     

Sara de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduanda em Fisioterapia, do V semestre/UESB, voluntária do NIEFAM. Membro da Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital.

Lucas Vinícius Bulhões Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduando em Enfermagem do VIII semestre/UESB. Voluntário do Projeto NIEFAM.  Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).

Daniela Soares Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduanda em Enfermagem do IX semestre/UESB. Voluntária do Projeto NIEFAM.  Linha de Pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Campus de Jequié (BA).   

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Hora, F. L. da, Silva, J. de S., Ferraz, T. B., Santos, D. C. L., França, C. S., Santana, S. de, Ribeiro, L. V. B., & Aguiar, D. S. (2012). Fitoterapia: uma tecnologia de cuidado proximal comunitária à pessoa idosa e sua família – práticas populares aliadas aos conhecimentos científicos. Revista Kairós-Gerontologia, 15(1), 35–53. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i1p35-53

Edição

Seção

Artigos