Idosos on-line: exemplo de metodologia de inclusão digital

Tiago Nascimento Ordonez, Thaís Bento Lima-Silva, Monica Sanches Yassuda, Meire Cachioni

Resumo


Pretendeu-se, com este estudo, organizar uma oficina de introdução à informática, intitulada Idosos On-line. A oficina foi organizada em cinco módulos: (1) Conhecendo o computador, (2) Atividades com o mouse, (3) Atividades com o Teclado, (4) Internet e (5) E-mails. As atividades foram desenvolvidas durante 15 semanas, com um encontro semanal de duas horas de duração. Os participantes da oficina de informática foram inicialmente entrevistados por meio de um questionário sociodemográfico e, no término do curso, foram avaliados através de um roteiro com cinco tarefas relacionadas ao conteúdo ministrado no decorrer do curso. Os idosos também responderam a um questionário semiestruturado que abordou questões referentes à satisfação, avaliação e atitudes em relação à oficina de informática. Participaram deste estudo 22 idosos, 15 mulheres e 7 homens. As médias e desvios-padrão (DP) de idade e escolaridade encontradas foram 67,55 (4,37) e 8,64 (4,10), respectivamente. Diante das tarefas propostas no final da oficina, a maioria dos participantes obteve bom desempenho, bem como altos índices de satisfação com a oficina. As variáveis como idade, escolaridade e renda desempenharam forte influência no desempenho dos participantes. Sendo assim, a introdução de horas extras de treino pôde gerar impactos positivos, pois, através do treino, idosos mais velhos, com menor renda e menos escolarizados terão um desempenho similar aos demais integrantes da oficina. No presente estudo, os resultados apresentados sugerem que a aquisição de novos conhecimentos e o uso de uma nova ferramenta que é o computador ligado à Internet promove ganhos positivos relativos à inclusão digital em idosos.

Palavras-chave


Idosos; Informática; Metodologia

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p215-234

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