Universidade Aberta à Terceira Idade: como atrair novos estudantes?

Autores

  • Thaís Bento Lima-Silva
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Gabriel Camacho Litardo
  • Paula Akemi Nagai
  • Liza Satie Eguchi
  • Milena Yuri Suzuki
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p259-276

Palavras-chave:

Idosos, Envelhecimento e Educação

Resumo

Com base na perspectiva do life-span e na educação permanente para idosos, desenvolvemos um estudo que enfoca os participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI). Este estudo teve como objetivo identificar o perfil e asdemandas dos alunos da UnATI e, a partir desses dados, promover estratégias dedivulgação mais eficientes dos cursos e oficinas já existentes, bem como proporsugestões de novos cursos, a fim de atrair novos alunos. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e uma escala de motivos de quatro itens. O perfil foi analisado de forma descritiva, enquanto que as demais variáveis foram analisadas qualitativamente por meio do método de Minayo. A amostra foi composta por 50 estudantes da UnATI com cinqüenta anos e mais, inscritos no primeiro semestre de 2008. Dentre os entrevistados, observou-se a predominância feminina, com perfil bastante variado de rendimento e escolaridade. O principal motivo de adesão ao programa foi aumentar conhecimentos e os cursos mais sugeridos pelos idosos foram referentes à atividade física, artes, informática e idiomas. Dentre as sugestões de divulgação, os entrevistados sugeriram, principalmente, a televisão, o rádio e a distribuição de folhetos em locais de grande circulação pelos idosos.

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Como Citar

Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N., Litardo, G. C., Nagai, P. A., Eguchi, L. S., Suzuki, M. Y., & Cachioni, M. (2013). Universidade Aberta à Terceira Idade: como atrair novos estudantes?. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 259–276. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p259-276