Considerações sobre o uso de métodos teatrais como abordagem terapêutica para pessoas com Doença de Parkinson

Autores

  • Elthon Gomes Fernandes da Silva Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Rose Mary de Abreu Martins Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Sintia Ribeiro de Souza PUC-SP
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p41-52

Palavras-chave:

Voz, Teatro, Doença de Parkinson.

Resumo

No presente estudo, o objetivo foi expor considerações sobre a possibilidade dos jogos teatrais como abordagem terapêutica fonoaudiológica para pessoas com Parkinson. Apesar da escassa literatura, é possível afirmar que existe sinalização acerca do avanço sobre o modo de pensar nas Ciências da Saúde: necessidade de ampliar possibilidades terapêuticas, para que não somente uma dificuldade seja minimizada ou eliminada, mas sim a qualidade de vida possa ser reestabelecida à pessoa com Parkinson, inclusive no caso de pessoas de mais idade.

 

Biografia do Autor

Elthon Gomes Fernandes da Silva, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonoaudiólogo clínico, Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor substituto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Rose Mary de Abreu Martins, Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento, Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonoaudióloga clínica; Professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Sintia Ribeiro de Souza, PUC-SP

Fonoaudióloga clínica.

 

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Docente do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde; Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Silva, E. G. F. da, Martins, R. M. de A., Nascimento, G. K. B. O., Souza, S. R. de, & Ferreira, L. P. (2013). Considerações sobre o uso de métodos teatrais como abordagem terapêutica para pessoas com Doença de Parkinson. Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 41–52. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p41-52

Edição

Seção

Artigos