Avaliação da qualidade da dieta de idosos no Brasil: produção científica sobre o tema

Autores

  • Tatiana Império de Freitas Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).
  • Marcela Previato Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).
  • Rita de Cássia de Aquino Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).
  • Marcelo de Almeida Buriti Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p195-213

Palavras-chave:

Envelhecimento, Consumo Alimentar, Nutrição.

Resumo

Uma revisão integrativa da literatura sobre a qualidade da dieta de idosos foi realizada, no presente estudo, com o objetivo de caracterizar as pesquisas correlatas empreendidas no Brasil. O levantamento bibliográfico abrangeu publicações nacionais em nutrição, de 2000 a 2012 na base de dados LILACS e SciELO, sendo identificados  18 artigos científicos. Os resultados apontaram que o Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R) foi o instrumento mais utilizado para a coleta dos dados. Deve-se enfatizar a importância de novos estudos sobre qualidade da dieta, para contribuir com a identificação de prioridades nas políticas públicas para a população idosa.

Biografia do Autor

Tatiana Império de Freitas, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Tatiana Império de Freitas – Nutricionista. Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP). Experiência em atendimento nutricional e nutrição clínica.

E-mail: tatiana-imerio@hotmail.com

Marcela Previato, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Marcela Previato – Nutricionista. Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

E-mail: marcelapreviato@yahoo.com.br.

Rita de Cássia de Aquino, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Rita de Cássia de Aquino – Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

E-mail: rcaquino@uol.com.br.

Marcelo de Almeida Buriti, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Marcelo de Almeida Buriti - Educador Físico. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente no Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

E-mail: marceloburiti@hotmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Freitas, T. I. de, Previato, M., Aquino, R. de C. de, & Buriti, M. de A. (2013). Avaliação da qualidade da dieta de idosos no Brasil: produção científica sobre o tema. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 195–213. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p195-213

Edição

Seção

Artigos