A velhice nas telas do cinema: um olhar sobre a mudança dos papéis ocupacionais dos idosos

Autores

  • Carla da Silva Santana Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Carolina Guimarães Belchior Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p93-116

Palavras-chave:

Cinema, Velhice, Papéis Ocupacionais.

Resumo

Dado o aumento da produção cinematográfica sobre a velhice, este estudo buscou identificar as modificações nos papéis ocupacionais dos idosos e como estes são representados nos filmes. Trata-se de um estudo documental, qualitativo, que utilizou filmes tendo como personagem principal um sujeito velho. Estes foram classificados por gênero e aplicou-se a Lista de Papéis Ocupacionais. Dos 23 filmes analisados, identificaram-se os papéis perdidos, mantidos e incorporados na velhice, assim como os conflitos diante da mudança como a falta de projetos de vida.

 

Biografia do Autor

Carla da Silva Santana, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora Doutora, Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pós-Doutoranda do Oxford Institute of Population Ageing da Universidade de Oxford, UK.

 


Carolina Guimarães Belchior, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional formada pelo Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Santana, C. da S., & Belchior, C. G. (2013). A velhice nas telas do cinema: um olhar sobre a mudança dos papéis ocupacionais dos idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 16(1), 93–116. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i1p93-116

Edição

Seção

Artigos