Tecnologias de Informação e Comunicação via Web: Preferências de uso de um grupo de usuários idosos

Autores

  • Márcia Barros de Sales Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Marilia A. Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF e no PPGTE.
  • Iwens G. Sene Junior Universidade Federal de Goiás (INF-UFG).
  • André Barros de Sales Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade UnB Gama - FGA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p59-77

Palavras-chave:

Idosos, Inclusão digital, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com pessoas idosas e suas interações com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) disponíveis na Web. O objetivo principal foi verificar a frequência e as preferências de uso de um grupo de usuários idosos pelo uso dessas TIC,  como: e-mail, bate-papo (mensagens instantâneas), videofonia e redes sociais. Este estudo é qualitativo e de caráter exploratório.  Participaram da pesquisa um grupo de 51 idosos, com a média de idade de 67.78 anos, grau de escolaridade e classe social heterogêneos, selecionados aleatoriamente. Todos concluintes do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Os resultados evidenciaram a preferência do grupo pelo e-mail.

 

Biografia do Autor

Márcia Barros de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia da Informática. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora-adjunto da UFSC.

 

Marilia A. Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF e no PPGTE.

Mestrado em Ciências da Computação. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF e no PPGTE.

 

Iwens G. Sene Junior, Universidade Federal de Goiás (INF-UFG).

Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília.  Atualmente, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG).

 

André Barros de Sales, Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade UnB Gama - FGA.

Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Ciência da Computação pela Université Paul Sabatier, em Toulouse, França. Atualmente é professor da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade UnB Gama - FGA.

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Sales, M. B. de, Amaral, M. A., Junior, I. G. S., & Sales, A. B. de. (2014). Tecnologias de Informação e Comunicação via Web: Preferências de uso de um grupo de usuários idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 59–77. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p59-77

Edição

Seção

Artigos