Perda auditiva em idosos: relação entre autorrelato, diagnóstico audiológico e verificação da ocorrência de utilização de aparelhos de amplificação sonora individual.

Bruna Barcellos Costi, Maira Rozenfeld Olchik, Andréa Kruger Gonçalves, Lilian Benin, Rayane Brum de Fraga, Renata Silva Soares, Adriane Ribeiro Teixeira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a presença de autorrelato de perda auditiva, o resultado da avaliação audiológica e a ocorrência de utilização de aparelhos de amplificação sonora individual em um grupo de idosos. Foram analisados a anamnese e os exames audiológicos de 53 idosos oriundos de grupos de convivência. Constatou-se que 54,3% deles afirmaram ouvir bem; no entanto, 83% da amostra apresentava perda auditiva. O uso de aparelhos de amplificação sonora individual foi observado em apenas 3,8% da amostra.

 


Palavras-chave


Audição; Perda Auditiva; Auxiliares de Audição.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p179-192

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.