Fisioterapia na incontinência urinária: olhares sobre a qualidade de vida de mulheres idosas

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Enfermagem, Titular do Depart. Saúde II, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM.
  • Taís Queiroz Campos Lucas Fisioterapia. UESB. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.
  • Sara de Santana Oliveira dos Santos Fisioterapia, UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.
  • Vilmary Silva Novaes Enfermagem e Saúde pela UESB. Depart. de Saúde I. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade e NIEFAM. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Pós-Graduada em Enfermagem médico-cirúrgica pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Docente efetiva, classe auxiliar da UESB. Membro do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas, NIEFAM.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Professora Assistente-Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Linguística (IEL/Unicamp). Docente/Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Líder do GPI “Discursos, Tecnologias, Velhice e Políticas Públicas”. Linha de pesquisa: “Discursos sobre novos procedimentos algorítmicos, procedurais, por parte dos idosos, e implicações subjetivo-sociais e político-públicas”.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p221-238

Palavras-chave:

Fisioterapia, Incontinência Urinária, Mulheres, Qualidade de Vida.

Resumo

O objetivo foi caracterizar perfil e prevalência dos tipos de incontinência urinária em idosas e avaliar sua qualidade de vida pré- e pós-programa de treino de fortalecimento da musculatura pélvica. Os métodos: Misto, intervencionista, a 11 mulheres com tal queixa, já cadastradas em programa, com atividade física regular. Consistiu em sessões de cinesioterapia para fortalecimento do assoalho pélvico, em 3 meses, 3 por semana, em grupo, por 50 minutos. Antes das sessões, aplicação de três questionários: Gaudenz-Fragebogen, de análise do tipo de incontinência; King’s Health Questionnaire, de qualidade de vida; e Sociodemográfico. Finalmente, discursos sobre a percepção de melhora foram interpretados interdisciplinarmente. Os resultados mostraram que a maioria era casada, com baixo nível de escolaridade, multíparas, com incontinência urinária de esforço. Apresentaram percepção de melhora pós-treino. Como conclusão: a cinesioterapia do assoalho pélvico, via treino de fortalecimento, mostrou-se eficaz para maior bem-estar físico-emocional das participantes.

Palavras-chave: Fisioterapia; Incontinência Urinária; Mulheres; Qualidade de Vida.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Enfermagem, Titular do Depart. Saúde II, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM.

Luzia Wilma Santana da Silva - Enfermeira. Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Depart. Saúde II, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM.

E-mail: luziawilma@yahoo.com.br

Taís Queiroz Campos Lucas, Fisioterapia. UESB. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.

Taís Queiroz Campos Lucas - Graduada em Fisioterapia pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Bolsista de Extensão no Programa NIEFAM, jun/2014 a ago/2015.

E-mail: tais-lucas@hotmail.com

Sara de Santana Oliveira dos Santos, Fisioterapia, UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.

Sara de Santana Oliveira dos Santos - Graduada em Fisioterapia pela UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade e NIEFAM. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

E-mail: sarafisio14@gmail.com

Vilmary Silva Novaes, Enfermagem e Saúde pela UESB. Depart. de Saúde I. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade e NIEFAM. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.

Vilmary Silva Novaes - Professora. Mestre em Enfermagem e Saúde pela UESB. Depart. de Saúde I.  Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade e NIEFAM. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do NIEFAM.

E-mail: vilmaryfisio@gmail.com

Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Pós-Graduada em Enfermagem médico-cirúrgica pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Docente efetiva, classe auxiliar da UESB. Membro do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas, NIEFAM.

Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires - Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB e Pós-Graduada em Enfermagem médico-cirúrgica pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Docente efetiva, classe auxiliar da UESB. Membro do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas, NIEFAM.

E-mail: eulinapires@gmail.com

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Professora Assistente-Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Linguística (IEL/Unicamp). Docente/Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Líder do GPI “Discursos, Tecnologias, Velhice e Políticas Públicas”. Linha de pesquisa: “Discursos sobre novos procedimentos algorítmicos, procedurais, por parte dos idosos, e implicações subjetivo-sociais e político-públicas”.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici – Professora Assistente-Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Linguística (IEL/Unicamp). Docente/Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP e Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Líder do GPI “Discursos, Tecnologias, Velhice e Políticas Públicas”. Linha de pesquisa: “Discursos sobre novos procedimentos algorítmicos, procedurais, por parte dos idosos, e implicações subjetivo-sociais e político-públicas”.

E-mail: flalodo@terra.com.br; flodovici@pucsp.br

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Lucas, T. Q. C., Santos, S. de S. O. dos, Novaes, V. S., Pires, E. P. O. R., & Lodovici, F. M. M. (2017). Fisioterapia na incontinência urinária: olhares sobre a qualidade de vida de mulheres idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 221–238. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p221-238

Edição

Seção

Artigos