Amor, relacionamentos amorosos e poliamor na perspectiva de jovens universitários e idosos

Autores

  • Natani Harumi Hatakeyama Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP).
  • Thiago de Almeida Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP).
  • Deusivania Vieira da Silva Falcão Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP). Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p271-292

Palavras-chave:

Amor, Poliamor, Velhice.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar as crenças de jovens universitários e idosos sobre: os conceitos por eles atribuídos à palavra amor, e o que entendem como relacionamentos amorosos, sejam estes monogâmicos, poligâmicos ou poliamorosos. Trata-se de um estudo exploratório, transversal e descritivo. Participaram da pesquisa sete jovens universitários, com idades variando entre 22 a 42 anos e cinco idosos, e idades entre 62 e 68 anos. A amostra foi obtida por conveniência. Observou-se que os conceitos de amor, relacionamentos amorosos, e poliamor são heterogêneos, sendo influenciados pela vivência de cada indivíduo. Alguns fatores externos podem ter contribuído para a formação da concepção do indivíduo, como a cultura, o grupo social, a época vivida etc.

Biografia do Autor

Natani Harumi Hatakeyama, Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP).

Bacharel em Gerontologia e mestranda em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP).

 

Thiago de Almeida, Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Mestre em Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP). Bacharel/Formação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Deusivania Vieira da Silva Falcão, Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP). Brasília

Professora Doutora dos cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Licenciatura/Formação em Psicologia. Mestra em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB).

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Hatakeyama, N. H., Almeida, T. de, & Falcão, D. V. da S. (2017). Amor, relacionamentos amorosos e poliamor na perspectiva de jovens universitários e idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 271–292. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p271-292

Edição

Seção

Artigos