Dependência e Pessoas idosas: significado e políticas

Autores

  • Jurilza Maria Barros de Mendonça Serviço social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p59-78

Palavras-chave:

Dependência, Cuidados, Pessoa idosa, Risco social, Proteção social.

Resumo

O presente artigo aborda aspectos sociodemográficos referentes ao envelhecimento populacional e ao aumento da expectativa de vida, destacando-se a população com 80 anos e mais de idade - grupo etário que mais cresce atualmente, e as fragilidades que levam à dependência. Para esse grupo, a dependência é reconhecida como um risco social, que demanda cuidados de longa duração, tema que vem sendo discutido há mais de duas décadas nos países desenvolvidos.

Biografia do Autor

Jurilza Maria Barros de Mendonça, Serviço social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

Jurilza Maria Barros de Mendonça - Assistente social, Mestra em Gerontologia, Doutora em Política Social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Mendonça, J. M. B. de. (2017). Dependência e Pessoas idosas: significado e políticas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 59–78. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p59-78

Edição

Seção

Artigos