Dependência e Pessoas idosas: significado e políticas

Auteurs-es

  • Jurilza Maria Barros de Mendonça Serviço social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p59-78

Mots-clés :

Dependência, Cuidados, Pessoa idosa, Risco social, Proteção social.

Résumé

O presente artigo aborda aspectos sociodemográficos referentes ao envelhecimento populacional e ao aumento da expectativa de vida, destacando-se a população com 80 anos e mais de idade - grupo etário que mais cresce atualmente, e as fragilidades que levam à dependência. Para esse grupo, a dependência é reconhecida como um risco social, que demanda cuidados de longa duração, tema que vem sendo discutido há mais de duas décadas nos países desenvolvidos.

Biographie de l'auteur-e

Jurilza Maria Barros de Mendonça, Serviço social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

Jurilza Maria Barros de Mendonça - Assistente social, Mestra em Gerontologia, Doutora em Política Social, Universidade de Brasília. Servidora aposentada do Ministério da Fazenda. Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Universidade de Brasília/NEPPOS/CEAM/UnB, e integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais-POLITIZA/PPGPS/SER/UnB.

 

Téléchargements

Publié-e

2017-06-30

Comment citer

Mendonça, J. M. B. de. (2017). Dependência e Pessoas idosas: significado e políticas. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 59–78. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p59-78

Numéro

Rubrique

Artigos