P3Es e a diminuição da sobrecarga em cuidadores: Confirmando efeitos em curto e longo prazo

Camila Rafael Ferreira, Francine Nathalie Ferraresi Rodrigues Queluz, Vanessa Santiago Ximenes, Letícia Isaac, Elizabeth Joan Barham

Resumo


Cuidar de um idoso com doença de Alzheimer (DA) pode gerar sobrecarga. Nesse sentido, elaborar programas de intervenção que visem à redução da mesma são necessários. O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do Programa dos 3Es (P3Es: Entender, Enfrentar e Envolver) na redução da sobrecarga dos cuidadores. Participaram do estudo 14 cuidadores familiares de idosos com DA (idade média de 53,4 anos), os quais passaram pelo P3Es. Após a intervenção, verificou-se que os cuidadores apresentaram níveis menores de sobrecarga (observando-se um tamanho de efeito grande), e as melhorias foram mantidas após intervalo de um ano. Em estudos futuros, o P3Es deve ser avaliado com cuidadores de outras regiões do Brasil.

 


Palavras-chave


Cuidadores; Idoso; Sobrecarga; Demência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p131-150

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.