Paradigmas da Gerontologia: quando o envelhecimento humano se transforma em objeto de conhecimento

Autores

  • Suellen Bezerra Alves Keller Assistente Social, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
  • Juliane Feix Peruzzo Assistente Social. Professora Associada nível 1, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p329-348

Palavras-chave:

Envelhecimento humano, Gerontologia, Produção de conhecimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um resgate histórico sobre a Gerontologia, compreendendo-a enquanto especialidade que trata da investigação sobre o envelhecimento humano em suas múltiplas dimensões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho explicativo que se utilizou da revisão bibliográfica como fonte de pesquisa. Como resultado, foi possível identificar a existência de múltiplas vertentes no interior da Gerontologia, que se complementam, mas que também disputam legitimidade na explicação do que é o envelhecer.

 

Biografia do Autor

Suellen Bezerra Alves Keller, Assistente Social, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Assistente Social, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

 

Juliane Feix Peruzzo, Assistente Social. Professora Associada nível 1, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Assistente Social. Doutora em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Professora Associada nível 1, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Keller, S. B. A., & Peruzzo, J. F. (2017). Paradigmas da Gerontologia: quando o envelhecimento humano se transforma em objeto de conhecimento. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 329–348. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p329-348

Edição

Seção

Artigos