Avaliação da aptidão física e funcional de idosos com prática de atividade física diferenciada

Autores

  • Luiz Fernando Alves de Castro Fisioterapia Traumatológica, Centro Universitário do Planalto de Araxá, Uniaraxá.
  • Ana Paula Nassif Tondato da Trindade Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ.
  • Leonardo Contato Balieiro Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ.
  • Francisco José Félix Saavedra Departamento de Ciências do Desporto Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal e Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, CIDESD.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p57-77

Palavras-chave:

Aptidão física, Idosos, Atividade motora.

Resumo

O objetivo foi verificar e comparar o efeito da prática de exercício físico na aptidão física em idosos, com prática de atividades físicas diferenciadas e específicas. Como metodologia, foram formados 3 grupos de idosos e realizados testes por meio de protocolos e anamnese. Os resultados nos mostram que a atividade física regular nos grupos ativos apresenta diferença significativa no desempenho global quando comparado com o grupo sedentário. Concluiu-se que a prática de atividade física ou lúdica regular melhora o desempenho global dos idosos.

 

Biografia do Autor

Luiz Fernando Alves de Castro, Fisioterapia Traumatológica, Centro Universitário do Planalto de Araxá, Uniaraxá.

Luiz Fernando Alves de Castro – Graduação em Fisioterapia, Universidade de Uberaba, MG. Pós-Graduado em Fisioterapia Traumatológica, Unifran. Especialista Profissional em Fisioterapia Esportiva, COFFITO/SONEFE. Atualmente atua como professor e supervisor no curso de Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, Uniaraxá.

 

Ana Paula Nassif Tondato da Trindade, Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ.

Bacharel em Fisioterapia, Centro Unversitário do Planalto de Araxá. Pós-Graduação em Fisioterapia Manipulativa, EBRAFIM. Mestrado em Promoção de Saúde, UNIFRAN. Docente, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ, nos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Engenharia da Produção. Atualmente cursa Doutorado, UNIFRAN, em Promoção da Saúde.

 

Leonardo Contato Balieiro, Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ.

Fisioterapeuta, Universidade Paulista. Pós-Graduado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestrado em Promoção da Saúde, Universidade de Franca. Docente e Supervisor de Estágio do Curso de Fisioterapia, Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXÁ. 

 

Francisco José Félix Saavedra, Departamento de Ciências do Desporto Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal e Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, CIDESD.

Pesquisador, Docente, Departamento de Ciências do Desporto Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal e Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, CIDESD.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Castro, L. F. A. de, Trindade, A. P. N. T. da, Balieiro, L. C., & Saavedra, F. J. F. (2017). Avaliação da aptidão física e funcional de idosos com prática de atividade física diferenciada. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 57–77. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p57-77

Edição

Seção

Artigos