Avaliação da aptidão física e funcional de idosos com prática de atividade física diferenciada

Luiz Fernando Alves de Castro, Ana Paula Nassif Tondato da Trindade, Leonardo Contato Balieiro, Francisco José Félix Saavedra

Resumo


O objetivo foi verificar e comparar o efeito da prática de exercício físico na aptidão física em idosos, com prática de atividades físicas diferenciadas e específicas. Como metodologia, foram formados 3 grupos de idosos e realizados testes por meio de protocolos e anamnese. Os resultados nos mostram que a atividade física regular nos grupos ativos apresenta diferença significativa no desempenho global quando comparado com o grupo sedentário. Concluiu-se que a prática de atividade física ou lúdica regular melhora o desempenho global dos idosos.

 


Palavras-chave


Aptidão física; Idosos; Atividade motora.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p57-77

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.