Velhice masculina: construção e significados da aparência entre idosos da UATI EACH/USP

Autores

  • Leônidas Silva Ramos
  • Patrícia Yokomizo
  • Andrea Lopes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p167-198

Palavras-chave:

Envelhecimento masculino, Aparência, Significados

Resumo

A aparência na velhice ainda é pouco investigada e abordada na literatura gerontológica brasileira, especialmente no que tange ao universo masculino. Assim, buscou-se caracterizar a construção e significados da aparência para homens idosos. Orientação etnográfica, com uso das técnicas de observação, registro fotográfico e entrevista em profundidade. Participação de nove homens idosos integrantes da UATI EACH/USP. Identificaram-se três categorias norteadoras, vinculadas ao âmbito do engajamento social: 1) masculinidade, corpo e trabalho; 2) conjugalidade; e 3) negação da velhice e inadequação etária. Os principais influenciadores foram as esposas, os tipos de ocasião e o envolvimento social. A construção da aparência e seus significados ocupavam relevante papel na compreensão do processo de envelhecimento e da velhice dos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Leônidas Silva Ramos

Graduação em Gerontologia e colaborador do grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS), ambos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Patrícia Yokomizo

Graduação em Têxtil e Moda. Mestre em Gerontologia, fundadora e membro do grupo EAPS, todos da EACH/USP, Brasil.

Andrea Lopes

Antropóloga, docente da Pós-Graduação em Gerontologia e das Graduações em Gerontologia e Têxtil e Moda. Fundadora e coordenadora do grupo EAPS. Todos da EACH/USP, Brasil. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Como Citar

Ramos, L. S., Yokomizo, P., & Lopes, A. (2019). Velhice masculina: construção e significados da aparência entre idosos da UATI EACH/USP. Revista Kairós-Gerontologia, 22(Especial26), 167–198. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p167-198