Avaliação da influência do treinamento resistido de força em idosos

Autores

  • Pedro de Paula Leite Aguiar Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – Itu (SP) e UNIMEP.
  • Charles Ricardo Lopes Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Faculdade Adventista de Hortolândia.
  • Helena Brandão Viana Faculdade Adventista de Hortolândia (SP)
  • Moisés Diego Germano Universidade Estácio de Sá e Faculdades Integradas Asmec de Ouro Fino (MG).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p201-217

Palavras-chave:

Força, Idosos, Treinamento, Resistência.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as modificações morfofuncionais perante a aplicação de sobrecargas sobre o organismo, através do emprego de um programa de treinamento resistido direcionado a idosos, e a influência deste sobre suas vidas. Através dos achados analisados, podemos inferir que a proposta metodológica usada proporcionou uma melhora na força no teste de esforço em uma repetição máxima (1RM) no exercício supino reto, no teste de agachamento com o peso corporal executado durante 1 minuto, ocorrendo também alterações morfológicas expressivas.

 

Biografia do Autor

Pedro de Paula Leite Aguiar, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – Itu (SP) e UNIMEP.

Instituição/Afiliação: UNIMEP. Pós-Graduado em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento, Nutrição Desportiva (UNICAMP). Campinas (SP), 2010. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) – Itu (SP).

 

Charles Ricardo Lopes, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Faculdade Adventista de Hortolândia.

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993). Atualmente é professor e pesquisador do Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), vinculado as áreas de Movimento Humano e Esporte. Líder do grupo de pesquisa em Performance Humana. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Tem atuação em várias modalidades esportivas como preparador físico nos últimos 20 anos: tênis, basquete, voleibol, atletismo. Professor na Faculdade Adventista de Hortolândia.

Helena Brandão Viana, Faculdade Adventista de Hortolândia (SP)

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação Física/Unicamp. No Doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isso validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilização na cultura brasileira. No Doutorado passou quatro meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina Programas de Promoção de Saúde no Envelhecimento, tendo como orientador internacional o prof. Dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade. Atualmente é Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia (SP), Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade e Coordenadora do Projeto Feliz Idade, de atividades físicas com idosos; também é Professora Titular no Curso de Educação Física na mesma instituição.

 

Moisés Diego Germano, Universidade Estácio de Sá e Faculdades Integradas Asmec de Ouro Fino (MG).

Mestre em Movimento Humano e Esporte pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2014). Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO (2011). Atualmente é pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa em Performance Humana da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente nos cursos de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (Treinamento Funcional; Treinamento Esportivo; Fisiologia do Exercício; Medicina do Esporte; Pedagogia do Esporte). Docente no Curso de Graduação das Faculdades Integradas Asmec de Ouro Fino - MG. Dispõe de experiência como técnico e preparador físico da modalidade Handebol.

http://lattes.cnpq.br/6169087779492346

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Aguiar, P. de P. L., Lopes, C. R., Viana, H. B., & Germano, M. D. (2014). Avaliação da influência do treinamento resistido de força em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 201–217. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p201-217

Edição

Seção

Artigos