A importância de capacitar, e formar pessoas que trabalham com idosos em Centros-Dia.

Autores

  • Sônia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes PUC-SP
  • Daniela Figueiredo Universidade de Aveiro (Portugal).
  • Elisabeth Frohlich Mercadante PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PUC-SP
  • Ceneide Maria de Oliveira Cerveny PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p233-251

Palavras-chave:

Envelhecimento, Espaço de escuta e de expressão, Tempo livre, Idoso, Capacitação.

Resumo

Estas reflexões surgem a partir da experiência de investigação em um Centro-Dia para Idosos, na cidade de São Paulo (SP), Brasil, durante o período de um ano e quatro meses, de setembro de 2011 a fevereiro de 2013, no desenvolvimento de projeto de doutorado intitulado “Geras Vitalis”, que teve como foco a criação de Oficinas adaptadas para a população idosa dessa instituição, com o objetivo não só de viabilizar espaços de expressão e de escuta de idosos, mas especialmente proporcionar-lhes uma melhor interação sociocultural que lhes pudesse trazer melhoria em seu bem-estar, em sua qualidade de vida. Foram diagnosticados problemas como o de lacunas de serviços e de incipiência quanto ao conhecimento gerontológico, por parte de funcionários atuando como cuidadores diretos, e de dirigentes ― duas instâncias fundamentais para a gestão de uma Instituição como a que está em foco neste estudo. Tais insuficiências, a nosso ver, podem exacerbar comportamentos inadequados em tal ambiente, contribuindo para uma baixa qualidade de vida dos utentes, assim como daqueles que com eles lidam no cotidiano. Assim é que, como desdobramento deste estudo, sugere-se a implementação de projetos de capacitação, caracterizados por intervenções gerontológicas orientadas por componentes como o Aconselhamento, a Escuta Psicológica e Educacional e, se necessária, a utilização da estratégia denominada Gestão de Caso.

 

Biografia do Autor

Sônia Azevedo Menezes Prata Silva Fuentes, PUC-SP

Psicóloga, doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Gerontologia/PUC-SP.

 

Daniela Figueiredo, Universidade de Aveiro (Portugal).

Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UA) / Portugal.

 

Elisabeth Frohlich Mercadante, PUC-SP

Antropóloga e Doutora; Docente, Pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais: Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP.

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PUC-SP

Professora Doutora; Docente, Pesquisadora, linguista filiada ao Departamento de Linguística da FAFICLA/PUC-SP, e docente/pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP, Brasil.

Ceneide Maria de Oliveira Cerveny, PUC-SP

Doutora em Psicologia (Psicologia Clínica), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (1992). Professor assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Fuentes, S. A. M. P. S., Figueiredo, D., Mercadante, E. F., Lodovici, F. M. M., & Cerveny, C. M. de O. (2014). A importância de capacitar, e formar pessoas que trabalham com idosos em Centros-Dia. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 233–251. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p233-251

Edição

Seção

Artigos