Memórias de Velhos: Rememorando a Trajetória de Vida e a Sociabilidade nas Relações Familiares.

Autores

  • Janaína Carvalho Barros Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Myriam Moraes Lins de Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p337-358

Palavras-chave:

Velhice, Família, Memória.

Resumo

O artigo tem por objetivo reconstruir, a partir da visão dos idosos, as suas impressões sobre as relações de sociabilidade e solidariedade da infância à velhice. Os dados foram coletados através de dezoito relatos pessoais. Os dados revelam a ocorrência de uma série de mudanças na vida dos idosos e da família, influenciadas pelos acontecimentos socioculturais, novas regulamentações do Estado em relação à sociedade e família e novas formas de proteção social.

 

Biografia do Autor

Janaína Carvalho Barros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Escola de Serviço Social-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pesquisadora do Grupo Trabalho e Sociabilidade do Programa de Pós-Graduação em Política Social/UFMT.

 

Myriam Moraes Lins de Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura Urbana, Sociabilidade e Identidade Social - NUSIS (Diretório de Pesquisa do CNPq).


Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Barros, J. C., & Barros, M. M. L. de. (2014). Memórias de Velhos: Rememorando a Trajetória de Vida e a Sociabilidade nas Relações Familiares. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 337–358. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p337-358

Edição

Seção

Artigos